Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Sem Neymar, Carlo Ancelotti anuncia convocação da seleção brasileira; veja a lista

Anúncio aconteceu na sede da CBF, nesta segunda-feira (25); Paquetá, Kaio Jorge e João Pedro aparecem como novidades

Seleção brasileira|Do R7

Ancelotti faz a segunda convocação como treinador da seleção brasileira THIAGO RIBEIRO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Carlo Ancelotti anunciou, nesta segunda-feira (25), os 25 jogadores que fazem parte da segunda lista do treinador sob comando da seleção brasileira. O grupo vai disputar dois jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, nos dias 4 e 9 de setembro. Na lista, aparecem como novidades Lucas Paquetá, Kaio Jorge e João Pedro. Neymar, que teve problemas físicos no último jogo do Santos, ficou de fora e não foi convocado.

Hugo Souza, do Corinthians, Fabrício Bruno, do Cruzeiro, e Alex Sandro, do Flamengo, são nomes de atletas do Brasileirão convocados por Ancelotti.

O Brasil vai enfrentar o Chile, último colocado no grupo de classificação, e a Bolívia, que está na oitava posição. A Amarelinha está na terceira posição, empatada em número de pontos com a seleção equatoriana, mas com a classificação garantida para o Mundial.

Veja a lista de convocados para a seleção brasileira:

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr), Hugo Souza (Corinthians).
  • Defensores: Alexsandro Ribeiro (Lille), Alex Sandro (Flamengo), Caio Henrique (Monaco), Douglas Santos (Zenit), Fabricio Bruno (Cruzeiro), Marquinhos (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Vanderson (Monaco), Wesley (Roma).
  • Meio-campistas: Andrey Santos (Chelsea), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle), Lucas Paquetá (West Ham).
  • Atacantes: Estêvão (Chelsea), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Chelsea), Kaio Jorge (Cruzeiro), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Rafinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham).

Ancelotti explica ausência de Neymar

O técnico italiano explicou a ausência de nomes muito aguardados pela torcida e pela imprensa na convocação desta segunda-feira. Quanto à Neymar, Ancelotti disse o camisa 10 ficou de fora devido ao edema na coxa que sofreu, na última quinta-feira (21) e destacou que não chamará o jogador, enquanto ele não estiver 100% fisicamente.


“Nessa segunda convocação, há novos jogadores, mas Neymar não está, porque teve um pequeno problema na última semana. Mas não precisamos testar Neymar. Todo mundo conhece Neymar. Toda a comissão e todos os torcedores do Brasil o conhecem. Neymar tem, como todos os outros jogadores, que chegar a uma boa condição física, para ajudar a equipe e para tentar fazer o melhor na Copa do Mundo”, explicou o técnico italiano.

Treinador diz que quer conhecer novos jogadores

Ancelotti também optou por deixar de fora tanto nomes que fizeram parte da primeira convocação quanto figurinhas carimbadas da seleção, como Vinicius Júnior e Rodrygo, que trabalharam com o treinador no Real Madrid. Segundo o treinador, as próximas listas têm a intenção de testar e avaliar novos atletas, que a comissão não conhece pessoalmente.


“Tem muitos jogadores que não estão agora, como Carlos Augusto, Lucas Beraldo, Léo Ortiz, Danilo, Andreas Pereira, Antony e Vinicius. E por que não estão? A ideia que tenho é conhecer novos jogadores. Jogadores que eu não conheço bem o perfil pessoal. Quanto ao perfil técnico, conheço todos os jogadores, e quero conhecer outros que podem ajudar a seleção. Esses jogadores que não estão trabalharam muito bem na primeira convocação e quero agradecer a cada um deles por isso.”

Comissão já definiu 15 jogadores que estarão na próxima convocação

Segundo Ancelotti, a comissão técnica da seleção brasileira já definiu cerca de 15 nomes para um grupo fixo de atletas que devem estar na próxima Copa do Mundo. As demais vagas entre os convocados são destinadas para testes e rodagem no elenco. Nomes como Casemiro, Alisson e Marquinhos estão entre os escolhidos.


“Não posso chamar todos os jogadores que não conheço. Porque acredito que esse grupo precisa ter uma base fixa de jogadores que são muito importantes e que devem ser muito importantes na Copa do Mundo. Ao redor desse grupo, temos que convocar jogadores que no futuro podem estar na lista definitiva.”, explicou o treinador.

Ancelotti elogia Lucas Paquetá

Após quase um ano e meio fora da seleção brasileira, Lucas Paquetá voltou a ser convocado após ser absolvido pela Justiça Inglesa no caso de apostas esportivas. O jogador foi elogiado por Ancelotti ao aparecer entre os 23 nomes na lista de convocados.

“Paquetá tem muita qualidade técnica, é um meia muito importante, pode jogar em diferentes posições no campo. Quero aproveitar desse tempo para conhecê-lo melhor.”

Kaio Jorge é destaque entre os convocados

Estreante na seleção, Kaio Jorge é o atual artilheiro do Brasileirão com 15 gols. Além de chamar a atenção dos torcedores brasileiros, o centroavante do Cruzeiro também brilhou aos olhos do técnico italiano.

“A característica de um atacante é fazer o gol. E ele está fazendo muitos gols. Maior goleador do Campeonato Brasileiro. Um atacante muito jovem, que tem experiência, porque já jogou na Itália. Então, creio que ele pelo que está fazendo, merece estar com a equipe nacional.”, disse Ancelotti.

Foco nas Eliminatórias é conhecer o grupo

O Brasil disputa dois jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Já classificado, a equipe enfrenta o Chile, último colocado do grupo, e a Bolívia. Aproveitando a oportunidade, a comissão técnica decidiu priorizar o teste de novos atletas e esquemas.

“Esses dois jogos são os últimos jogos das Eliminatórias, por isso, precisamos fazê-los bem. Terminar bem essa fase de classificação. Os últimos dois jogos, pessoalmente, fiquei contente com o jogo, e principalmente, com o ambiente positivo na seleção. E temos que aproveitar os jogos contra Chile e Bolívia para manter o clima positivo e fazer algo muito bom para a Copa do Mundo. Os próximos amistosos que vamos ter em outubro, o objetivo é esse também”.

Prioridade para Ancelotti é o aspecto físico

Ancelotti definiu que o principal critério para um jogador ser convocado para a seleção brasileira é a questão física. E caso um atleta não apresente condições ideais, este não será convocado, pois, o Brasil tem muitas peças disponíveis para todas as posições.

“Um critério muito importante que a comissão considera é o aspecto físico. O jogador que atua pela seleção brasileira tem que estar 100% bem fisicamente porque a competência em qualquer posição há muita competência. O jogador que não estiver 100%, podemos chamar outro para a mesma posição.”, concluiu Ancelotti.

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.