Luciano Juba, Bobô, Charles: relembre jogadores do Bahia que já estiveram na seleção
História de atletas do Tricolor de Aço defendendo a amarelinha começou ainda na década de 1950
Seleção brasileira|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Bahia pode estar mais próximo de ter seu primeiro jogador disputando uma Copa do Mundo. O lateral-esquerdo Luciano Juba é apenas o 11º atleta do clube baiano a ser convocado para defender a seleção brasileira. O jogador, chamado pela primeira vez, foi alvo de elogios do técnico italiano Carlo Ancelotti.
Durante a última entrevista coletiva antes da partida contra a Tunísia, o italiano elogiou o defensor do Bahia e ainda deixou aberta a possibilidade dele estar tanto na partida desta terça quanto na convocação para a Copa do Mundo do ano que vem.
“O Luciano tem feito ótimos treinamentos, vem mostrando suas qualidades. Estamos muito contentes com ele, é muito sério e profissional, mostrando a qualidade que tem. É muito bom com bola, muito inteligente e com posicionamento correto em campo. Tem oportunidade de jogar amanhã e para estar na Copa do Mundo”, disse o treinador na segunda-feira (16).
LEIA MAIS
Muitos dos representantes do Tricolor de Aço que já defenderam a seleção nem chegaram a entrar em campo. Por outro lado, o clube já teve um artilheiro com quatro gols marcados com a amarelinha.
Entre 1990 e 1991, Luís Henrique entrou em campo em dez jogos do Brasil, incluindo uma competição oficial, a Copa América de 1991. No torneio, jogou cinco das sete partidas da seleção e marcou duas vezes, contra Equador, na primeira fase, e Chile, no quadrangular final.
Ele foi o único convocado do Bahia que chegou a participar de um torneio oficial, marca que pode ser quebrada agora.
Coincidentemente, Luís Henrique foi o último atleta do Tricolor de Aço a ser convocado para a seleção antes do atual ciclo de Ancelotti. Além de Juba, o italiano já convocou Jean Lucas, chamado em agosto para substituir o lesionado Joelinton.
A história do Bahia com a seleção, no entanto, não se restringe aos craques recentes. Já na década de 1950, o clube emplacou cinco jogadores na convocação. Em 1957, Henrique, Zé Alves, Otoney, Wassil e Vicente foram chamados para vestir a amarelinha para disputar a Taça Bernardo O’Higgins. Na época, a CBD (antiga CBF) montou uma seleção só com jogadores de clubes baianos. Além do Bahia, foram representados Vitória, Botafogo-BA, Ypiranga, Galícia e Fluminense de Feira.
Uma nova oportunidade na seleção brasileira só ocorreria em 1989, com a convocação de Zé Carlos, Bobô e Charles. O trio foi a sensação do Bahia, que conquistou o título nacional em 1988.
Charles é até hoje o vice-artilheiro do Bahia na seleção, com três gols marcados em nove jogos. Zé Carlos disputou três partidas e não balançou as redes e Bobô não teve oportunidade de entrar em campo.
