Da base do Flamengo à seleção brasileira, Hugo Souza vive rápida ascensão no futebol; veja
O goleiro foi o único jogador anunciado com antecedência por Carlo Ancelotti como titular do Brasil para a partida contra o Japão
Seleção brasileira|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O goleiro Hugo Souza será a grande novidade da seleção brasileira para o amistoso contra o Japão, que será disputado nesta terça-feira (14), às 7h30 (de Brasília), em Chofu, na província de Tóquio. A estreia como titular no gol do Brasil comandado pelo técnico Carlo Ancelotti marca a ascensão meteórica do jovem goleiro do Corinthians de 26 anos.
Hugo Souza é cria da base do Flamengo e foi alçado à equipe principal em 2020. Naquele ano, aos 21 anos de idade, se tornou titular do Rubro-Negro e ajudou na conquista do bicampeonato brasileiro pelo clube carioca.
LEIA MAIS
A rápida ascensão logo no início da carreira fez com que o goleiro se sentisse “deslumbrado”. Após receber um aumento salarial e um novo contrato no Flamengo, o garoto foi visto nas ruas do Rio de Janeiro com um carro de luxo avaliado em R$ 400 mil, um presente de seus empresários, o que pegou mal na época. Anos depois, o atleta reviu sua atitude.
“Ganhei realmente o carro, foi um presente. Mas assim, eu acho que tudo é como a gente enxerga as coisas. Na época eu vinha de uma família sem nada, e do dia para a noite a gente conseguia ter alguma coisa, tá ligado? E aí quando isso acontece, para você mudar a chave é difícil. [...] Moleque, do nada minha vida mudou, então não tive instrução. Não tinha meu pai, eu que cuidava da minha mãe, até hoje cuido, da minha irmã... Era tudo comigo. Então eu falava: ‘Pô, já tem essa pressão toda em cima de mim, vou desfrutar um pouco’”, disse Hugo Souza em uma entrevista ao canal “Charla Podcast” no ano passado.
O atleta não manteve o bom rendimento nos anos seguintes, jogando poucas partidas em 2021 e, com mais oportunidades em 2022, sem conseguir repetir a boa fase. Com isso, foi emprestado ao Chaves, de Portugal.
A equipe portuguesa foi rebaixada para a Segunda Divisão, mas Hugo Souza conseguiu apresentar bons momentos no gol. Em um jogo contra o Benfica, defendeu três pênaltis.
Com o fim do contrato com o Chaves, Hugo Souza voltou ao Brasil e foi emprestado ao Corinthians. O clube paulista tinha a opção de compra e, antes de completar o prazo, decidiu fazer uma oferta ao Flamengo. No final de novembro do ano passado, o Timão anunciou a compra do goleiro.
Àquela altura, o atleta já conquistava os torcedores corintianos, sendo apontado como um dos goleiros mais talentosos da nova geração do futebol brasileiro. Com 1,96 m, Hugo Souza se destaca por sua agilidade, reflexos e habilidade em defender pênaltis.
Nesta terça-feira, Hugo pode bater mais uma marca importante. Ele pode ser o primeiro goleiro do Corinthians a ser titular em uma partida da seleção brasileira principal desde 2002.
A última vez que isso aconteceu foi em uma partida contra a Arábia Saudita, em fevereiro daquele ano, quando Dida foi o camisa um da equipe comandada por Luiz Felipe Scolari. O jogo terminou 1 a 0 para o Brasil, com gol do Djalminha.
Desde então, do gol corintiano, apenas Cássio foi convocado para a seleção brasileira, inclusive para disputar a Copa do Mundo de 2018, mas não teve oportunidades para jogar.
Nesta segunda-feira (13), a seleção brasileira fez seu último treino antes do amistoso contra o Japão. Hugo Souza foi o único jogador anunciado com antecedência por Carlo Ancelotti como titular para a partida.
Perguntas e Respostas
Quem é Hugo Souza e qual sua relação com a seleção brasileira?
Hugo Souza é um goleiro que deve ser a grande novidade da seleção brasileira para o amistoso contra o Japão, marcado para esta terça-feira (14), em Chofu, Tóquio. Ele fará sua estreia como titular no gol do Brasil sob o comando do técnico Carlo Ancelotti.
Qual é a trajetória de Hugo Souza no futebol?
Hugo Souza é formado na base do Flamengo, onde foi promovido à equipe principal em 2020. Aos 21 anos, tornou-se titular e ajudou o clube a conquistar o bicampeonato brasileiro.
Como Hugo Souza reagiu à sua rápida ascensão no futebol?
Hugo Souza se sentiu "deslumbrado" com sua ascensão. Após receber um aumento salarial e um novo contrato, foi visto com um carro de luxo, presente de seus empresários, o que gerou críticas. Ele reconheceu que sua vida mudou rapidamente e que não teve instrução adequada para lidar com a nova situação.
Qual foi o desempenho de Hugo Souza nos anos seguintes?
Após um bom início, Hugo não manteve o mesmo rendimento, jogando poucas partidas em 2021. Em 2022, teve mais oportunidades, mas não conseguiu repetir a boa fase, sendo emprestado ao Chaves, de Portugal.
Como foi a experiência de Hugo Souza no Chaves?
No Chaves, Hugo Souza teve bons momentos, incluindo uma partida em que defendeu três pênaltis contra o Benfica, apesar do rebaixamento da equipe para a Segunda Divisão.
Qual foi o próximo passo na carreira de Hugo Souza após o Chaves?
Após o término do contrato com o Chaves, Hugo Souza voltou ao Brasil e foi emprestado ao Corinthians, que decidiu comprá-lo antes do fim do prazo do empréstimo. Ele rapidamente conquistou a torcida corintiana e é considerado um dos goleiros mais talentosos da nova geração do futebol brasileiro.
Qual é a importância do amistoso contra o Japão para Hugo Souza?
Se Hugo Souza jogar como titular, ele se tornará o primeiro goleiro do Corinthians no gol da seleção brasileira principal desde 2002, quando Dida defendeu a equipe em uma partida contra a Arábia Saudita.
O que se espera da seleção brasileira após o seu último treino antes do amistoso?
Hugo Souza foi o único jogador anunciado com antecedência por Carlo Ancelotti como titular para a partida. O último treino antes do amistoso contra o Japão foi realizado na segunda-feira (13).