São Paulo x Palmeiras: relembre outros clássicos paulistas com polêmicas de arbitragem
Vitória do Palmeiras no Choque-Rei de domingo (5) foi marcada por contestações de ambos os clubes
Futebol|Carol Malheiro*, do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A vitória do Palmeiras por 3 a 2 sobre o São Paulo, neste domingo (5), foi marcada por polêmicas de arbitragem que resultaram no afastamento do árbitro Ramon Abatti Abel pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e reclamações de ambos os lados.
Mas essa não é a primeira vez que um clássico paulista termina com tantas contestações em relação à arbitragem. Relembre outras vezes que partidas entre os grandes de São Paulo resultaram em lances polêmicos.
Palmeiras (3) 2 x (4) 1 São Paulo - Copa do Brasil 2022
A partida de volta das oitavas da Copa do Brasil que levou à classificação do São Paulo nos pênaltis foi outro Choque-Rei movimentado por polêmicas de arbitragem. Ao divulgar os áudios do VAR após o jogo, a CBF indicou erro do árbitro de vídeo por não traçar linhas de impedimento na jogada do pênalti de Gómez em Calleri.

No início da jogada o atacante argentino estaria impedido, o que teria anulado a penalidade. Naquele momento, o Palmeiras vencia por 2 a 0 e se classificava para as quartas do torneio, mas com o pênalti, o São Paulo igualou no placar agregado.
Os árbitros de vídeo Emerson de Almeida Ferreira e Marcus Vinicius Gomes, que trabalharam no jogo, foram retirados pela CBF da escala da 17ª rodada do Brasileirão daquele ano.
Corinthians 1 x 1 São Paulo - Brasileirão 2023
O empate no Majestoso, válido pela sexta rodada do Brasileirão em 2023, terminou com polêmicas, principalmente, devido ao procedimento escolhido pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo. O juiz anulou o gol de Jonathan Calleri antes de o lance terminar alegando que o atacante teria feito uma falta.
Outra jogada que causou contestações por parte do São Paulo foi o pênalti de Rafinha em Wesley no final do primeiro tempo que abriu o placar da partida.
O presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol da época, Wilson Luiz Seneme, afirmou que o gol de Calleri foi bem anulado, apesar do procedimento tomado por Bruno Arleu de Araújo ter sido ‘equivocado’. Já quanto ao pênalti, ele concordou com a postura do árbitro.
Veja mais
Palmeiras alcançou a liderança do Brasileirão ao virar sobre o São Paulo em jogo marcado por polêmicas
Palmeiras se torna líder do Brasileirão em meio a polêmicas de arbitragem em clássico
Juiz responsável por apitar São Paulo e Palmeiras foi afastado pela CBF
Ramon Abatti Abel é afastado após polêmicas na partida entre São Paulo e Palmeiras
Presidente do São Paulo pede que áudio do VAR seja divulgado
Corinthians 1 x 0 Palmeiras - Copa do Brasil 2025
A vitória do Corinthians na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil deste ano foi alvo de polêmicas. O Palmeiras chegou a enviar um ofício à CBF questionando a arbitragem por “entender que foi severamente prejudicado”.
Entre as reclamações do Palmeiras estão dois lances cruciais para o resultado do jogo: um pênalti de Gustavo Gómez sobre Memphis Depay e a anulação do gol de Maurício que empataria a partida. Além disso, também foi questionada a condução do jogo como a opção por não dar um cartão amarelo ao volante Raniele, que cometeu cinco faltas e não foi amarelado.
São Paulo 3 x 1 Corinthians - Brasileirão 2024
Na 28ª rodada do Brasileirão de 2024, o São Paulo venceu o Corinthians por 3 a 1, no Mané Garrincha. A arbitragem foi alvo de reclamações do executivo de futebol do Corinthians, Fabinho Soldado, que contestou as expulsões de Fagner e de André Ramalho no jogo.
O dirigente alvinegro cobrou a CBF devido à, segundo ele, falta de critério da arbitragem capitaneada por Rafael Rodrigo Klein. As duas expulsões foram fundamentais para a derrota do Timão.
Diferentemente do que aconteceu no clássico entre Palmeiras e São Paulo deste domingo, a CBF divulgou os diálogos do árbitro da partida com o VAR para os lances decisivos.
No lance de expulsão de Fagner foi entendido que houve uma entrada temerária do lateral do Corinthians e de André Ramalho, que existiu uma conduta violenta do zagueiro do Timão ao atingir o atacante Luciano com o jogo paralisado.
Quais são os lances polêmicos de São Paulo x Palmeiras?
A diretoria do Tricolor contestou dois lances. O primeiro foi um pênalti não marcado a favor do time quando o atacante Gonzalo Tapia é derrubado na área pelo meia Allan. O segundo é a ausência de um cartão para Andreas Pereira após uma entrada dura em Marcos Antônio.
Já o Palmeiras fez reclamações sobre quatro lances da partida. Segundo a diretoria alviverde, o mais grave seria uma suposta agressão do zagueiro do São Paulo Alan Franco no atacante Ramón Sosa, minutos antes do gol do paraguaio. Outro lance contestado é uma falta do meia Enzo Díaz em Vitor Roque antes do início da jogada do segundo gol tricolor.
A ausência de um segundo cartão amarelo a Bobadilla após o volante puxar a camisa de Allan, meia do Palmeiras, e a não marcação de um pênalti no zagueiro Gustavo Gómez no primeiro tempo também estão na lista de reclamações.
*Sob supervisão de Guilherme Fagundes
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp