Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

São Paulo busca vencer Talleres e colocar memes em 'pratos limpos'

Gozações sobre talheres, após a derrota na partida de ida, incomodaram os jogadores, que querem evitar fracasso na pré-Libertadores

Futebol|Eugenio Goussinsky, do R7

O meia Hernanes é a maior esperança do São Paulo contra o Talleres
O meia Hernanes é a maior esperança do São Paulo contra o Talleres

Muita coisa está em jogo para o São Paulo na partida decisiva que a equipe fará contra o Talleres, nesta quarta-feira (13), no Morumbi, às 21h30, que decidirá uma vaga na fase decisiva da pré-Libertadores. 

Leia também

O time paulista precisa vencer por dois gols de diferença, para levar a decisão para os pênaltis, após ter perdido a partida de ida por 2 a 0, na Argentina.

O resultado deverá definir o destino de várias contratações feitas na gestão do diretor-executivo Raí, entre elas a do próprio treinador, André Jardine, um especialista em categorias de base que, antes de assumir o cargo, estava desde 2015 no São Paulo, após atuar em Inter e Grêmio.

Desde que chegou, em dezembro de 2018, Raí contratou 17 jogadores e três treinadores, dois dos quais já foram demitidos sob seu comando.


Dentre as contratações, a chegada do meia Hernanes foi a única unanimidade entre os torcedores. O jogador reestreou pelo clube em 11 de janeiro, ao entrar no jogo em que o São Paulo perdeu para o Eintracht Frankfurt na Florida Cup.

Voltou como titular em 31 de janeiro, em outra derrota, para o Guarani, no Paulista. Fez o seu primeiro gol, neste retorno, contra o São Bento, na partida seguinte, em que o São Paulo venceu por 1 a 0.


O equilíbrio de Hernanes em campo o coloca como a maior esperança para levar o time à classificação para a fase de grupos da Libertadores. Se o São Paulo passar, ainda irá ter pela frente o vencedor da disputa entre Palestino e Independente de Medellín.

Em 2001, os dois clubes se enfrentaram na antiga Copa Mercosul. Na fase de grupos, o Talleres, então comandado por Ricardo Gareca, se classificou após dois empates por 0 a 0 com o São Paulo, do técnico Nelsinho Baptista, que ficou na terceira colocação no grupo e foi eliminado.


Leia mais: Organizada tem ‘papo reto’ com Raí e jogadores do São Paulo no CT

Primeiro alívio, depois desconfiança

Mesmo tendo assumido em um momento no qual o São Paulo acabava de se livrar do rebaixamento, o trabalho de Raí trouxe um alívio ao ambiente do clube, mas ainda não convenceu alguns conselheiros e torcedores, que, entre outras coisas, criticam as contratações e consideram Jardine inexperiente.

Em nove jogos, o time comandado por Jardine venceu três e perdeu seis, tendo ficado em último lugar na Florida Cup, em janeiro, vencida pelo Flamengo. Nos últimos cinco jogos, fez apenas um gol.

Raí, por outro lado, tem mantido um discurso em defesa da eficiência do treinador, visto por ele como um profissional atualizado e que busca montar uma equipe moderna.

A permanência de Jardine está garantida até este jogo. Em caso de derrota, ele pode deixar o cargo, o que seria o terceiro demitido na gestão de Raí, que vive ressaltando a importância da manutenção do treinador e, ao mesmo tempo, sucumbe às pressões para a demissão dos profissionais.

Para superar os memes

Jardine terá alguns problemas para a escalação da equipe. Hudson, expulso no jogo de ida, está fora e o treinador deverá escalar Jucilei e Willian Farias como volantes, tendo Araruna, Liziero e Luan, que retorna da seleção sub-20, como opções.

Em Libertadores, o São Paulo já foi eliminado duas vezes no Morumbi, uma pelo Cruzeiro, após derrota por 2 a 0, em 2009, e outra em 2010, pelo Inter, após vitória por 2 a 1, insuficiente em razão de ter tomado gol em casa.

COSME RÍMOLI: Incoerente, Raí garante Jardine. Como fez com Aguirre

Mas uma eventual derrota nesta fase, anterior à de grupos, será sem dúvida o maior fracasso do clube na competição.

Outro objetivo dos jogadores, dirigentes e comissão técnica é justamente superar as desconfianças e as gozações sofridas após a derrota no jogo de ida, em que o Talleres foi comparado, em memes, a talheres, e o São Paulo ficou exposto como time que foi engolido. Isso incomodou jogadores e torcedores.

Uma imagem nada semelhante à do grande vencedor dos anos 90. Para o São Paulo, portanto, uma vitória e a classificação são fundamentais para livrar o clube da atual sina e fazer a torcida voltar a acreditar na retomada das conquistas. Somente se mostrando grande é que o São Paulo, enfim, colocará tudo, inclusive os memes, em pratos limpos.

Ficha do jogo

Local: Estádio do Morumbi, São Paulo

Data: 13 de fevereiro de 2019

Horário: 21h30 (de Brasília)

Arbitragem: Roddy Zambrano (EQU)

Assistentes: Christian Lescano e Byron Romero (EQU)

TALLERES-ARG: Guido Herrera; Leonardo Godoy, Nahuel Tenaglia, Juan Komar e Enzo Díaz; Pablo Guiñazú, Adrián Cubas, Tomas Pochettino e Juan Ramírez; Sebastián Palacios e Dayro Moreno. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Bruno Peres, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Jucilei, Willian Farias e Hernanes e Nenê; Pablo e Everton.

Técnico: André Jardine.

Veja a galeria: Negócio fechado! Veja as contratações do mercado da bola

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.