Futebol Santos vence América-MG por 3 a 0 e assume liderança do Brasileiro

Santos vence América-MG por 3 a 0 e assume liderança do Brasileiro

Marcos Leonardo e Zanocelo (duas vezes) garantem triunfo que dá moral ao grupo na ponta provisória de tabela da competição

  • Futebol | Do Live Futebol BR

Zanocelo festeja primeiro de seus dois gols em vitória santista deste domingo

Zanocelo festeja primeiro de seus dois gols em vitória santista deste domingo

Ivan Storti/Santos FC

Com seu tradicional uniforme branco, o Santos venceu o América-MG por 3 a 0, na tarde deste domingo (24), na Vila Belmiro, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, e assumiu a liderança provisória da competição com os mesmos sete pontos do Atlético-MG, mas saldo de gol melhor (quatro contra três).

Balançaram as redes Marcos Leonardo, no primeiro tempo, e Vinicius Zanocelo, duas vezes, na etapa final. Já o Coelho, que jogou de verde e preto, fica estacionado na posição 13, com três pontos.

O Santos tem dois compromissos difíceis na sequência. Primeiro, viaja para enfrentar o chileno Unión La Calera na quarta-feira (28), às 21h30, no Estádio Sausalito, em Viña del Mar, pela Copa Sul-Americana. Depois, novamente fora de seus domínios, encara o São Paulo na segunda-feira (2), às 20h, no Morumbi, pelo Brasileirão.

Já o América-MG recebe os colombianos do Tolima na quarta (27), às 19h, no Estádio independência, em Belo Horizonte, pela Libertadores; e, no sábado (30), às 16h30, no mesmo palco de BH, mede forças com o Athletico-PR, pelo Brasileiro.

O jogo
Lançando-se ao ataque, como era de se esperar, o Santos só foi ter uma primeira grande chance de gol em chute cruzado de Marcos Leonardo, aos 15’, dentro da área, após receber bola de Ângelo. Raspou a trave.

O América-MG respondeu com mais perigo após Paulinho Bóia acertar o lançamento para Everaldo, que entrou na área e chutou em cima de Lucas Pires, aos 26’. Escanteio, mas sem efetividade.

Melhor para o Peixe que, aos 28’, abriu o placar em belo cabeceio de Marcos Leonardo após a bola chegar pelo lado direito em novo cruzamento de Ângelo: 1 a 0.

Jailson, goleiro do Coelho, ainda fez duas defesas difíceis, evitando que o Peixe ampliasse na reta final do primeiro tempo. Ficou nisso.

Etapa final
O segundo tempo começou com mudanças nas equipes. Lucas Braga entrou no lugar de Jhojan Julio pelo Santos, e Pedrinho na vaga de Zé Ricardo pelo América-MG.

Não demorou muito para a torcida do Alvinegro Praiano comemorar novamente: em jogada iniciada por Ângelo, Léo Baptistão chutou e, no rebote, aos 6’, Vinicius Zanocelo acertou o pé na pequena área para balançar as redes.

Com direito a suspense o gol confirmado pelo VAR, aos 7’, após suspeita de impedimento de Baptistão não se confirmar. Santos ampliando.

O América-MG tentou reagir em lances rápidos. Em um deles, aos 20’, João Paulo espalmou chute de Felipe Azevedo. Na sequência, escanteio para o Coelho, mas nada de gol dos visitantes.

Os times ainda fariam outras alterações, inclusive com nova chance a Ricardo Goulart, camisa 10 santista, que entrou no lugar de Marcos Leonardo. 

Mas foi outra estrela brilharia, e pela segunda vez, aos 32’. Após escanteio cobrado por Maicon, Zanocelo aproveitou rebote na cara do gol: 3 a 0.

Primeira vitória do Santos sobre o América-MG desde 2016 e liderança provisória do campeonato assegurada com total de um empate e dois triunfos no Brasileirão 2022.

FICHA TÉCNICA
Santos 3 x 0 América-MG
Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP)
Data e hora: domingo (24), às 16h
Público e renda: 10.374 / R$ 327.972,50

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Bruno Rafael Pires (Fifa/GO)
VAR: Johnny Barros de Oliveira (SC)
Cartões amarelos: Rodrigo Fernández (Santos), aos 3'/2ºT; Marcos Leonardo (Santos), aos 11'/2ºT

Gols: Marcos Leonardo, aos 28’/1ºT e Vinicius Zanocelo, aos 7’/2ºT e aos 32’/2ºT (Santos)

SANTOS: João Paulo, Madson, Maicon, Eduardo Bauermann, Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Vinicius Zanocelo (Willian Maranhão), Ângelo (Marcos Guilherme), Jhojan Julio (Lucas Braga); Léo Baptistão (Bryan Angulo), Marcos Leonardo (Ricardo Goulart). Técnico: Fabián Bustos.

AMÉRICA-MG: Jailson; Patric, Conti, Éder, João Paulo; Zé Ricardo (Pedrinho), Juninho (Flávio), Alê; Paulinho Bóia (Carlos Alberto), Felipe Azevedo (Índio Ramírez), Everaldo (Matheuzinho). Técnico: Vagner Mancini.

Santos tem 8 jogadores com 26 anos; saiba quem são

Últimas