Santos pega Universidad Católica por 1ª vitória na Sul-Americana
Com dois jogadores do Equador no elenco e um técnico campeão nesse país, Peixe faz duelo inédito com adversário desta quarta
Futebol|Do Live Futebol BR
Em um duelo inédito, Santos e Universidad Católica, de Quito, medem forças nesta quarta-feira (13), às 19h15, na Vila Belmiro, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana 2022.
Pela competição, o visitante vem de empate sem gols com os chilenos do Unión La Calera, em 5 de abril, na altitude do Estádio Olímpico Atahualpa, na capital equatoriana. Porém, em 9 de abril, goleou o 9 de Octubre, em Guayaquil, pelo Campeonato Equatoriano: 4 a 0.
Também em 5 de abril, o Peixe amargou derrota na estreia da competição continental diante do Banfield, por 1 a 0, em Buenos Aires, e segura a lanterna do Grupo C. Depois, no Brasileirão, visitou o Fluminense e empatou sem gols, no último sábado, no Maracanã.
Leia também
Este primeiro confronto entre Santos e Universidad Católica (não confundir com Club Deportivo Universidad Católica, do Chile) também é marcado pelo fato de que o time brasileiro acaba de integrar ao elenco dois dos quatro equatorianos que vestiram sua camisa na história: o atacante Bryan Ângulo e o meia-atacante Jhojan Julio.
Ao longo dos anos, desde o fim da década de 1950, quando se deparou com outras equipes equatorianas, o Santos levou a melhor e soma 12 vitórias contra nove derrotas, além de quatro empates.
Os brasileiros contam, ainda, com um reforço de peso no banco. O técnico argentino Fabián Bustos, duas vezes campeão no Equador ao comandar Delfin e Barcelona de Guayaquil.
Ângelo volta; João Paulo dá susto
O Peixe segue acompanhando de perto a recuperação do jovem zagueiro Kaiky – ele sofreu fratura no nariz no jogo com o Banfield, treina em separado e usa proteção nasal.
Pela segunda de três vezes previstas, o Santos não poderá contar com Marcos Leonardo no ataque — suspenso pela Conmebol na competição passada.
Por outro lado, tem Ângelo e Léo Baptistão à disposição após recuperação de lesão no tornozelo e dores na panturrilha, respectivamente.
João Paulo, titular absoluto do gol, preocupou ao machucar o joelho em treinamento desta terça no CT Rei Pelé. Não foi constatada lesão. Porém, caso ainda sinta dores fortes nas próximas horas, o provável substituto será Diógenes — arqueiro do Alvinegro Praiano no vice-campeonato conquistado na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Isso porque o goleiro John, que seria opção, segue em fase final de transição após sofrer trauma na perna direita.
FICHA TÉCNICA
Santos x Universidad Católica-EQU
Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP)
Data e hora: quarta-feira (13/4), às 19h15
Árbitro: José Argote (Venezuela)
SANTOS: João Paulo; Madson, Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Willian Maranhão, Rodrigo Fernández, Vinícius Zanocelo e Ricardo Goulart (Gabriel Pirani); Jhojan Julio e Lucas Braga (Ângelo). Técnico: Fabián Bustos.
UNIVERSIDAD CATÓLICA-EQU: Cuero, Gregori Alexander, Ovando, Mosquera, Requelme, Kevin gols Minda, Martínez, Zamora Araújo, Bryan Caicedo (Rockson Rentería), Lisandro Alzugaray e Ismael Díaz. Técnico: Miguel Rondelli.
Conheça os 5 estádios de futebol que ficam nas maiores altitudes