Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Saiba como acompanhar o futebol de várzea em São Paulo

Confira os principais campeonatos e seus períodos no ano, bem como os veículos para se acompanhar tudo o que rola no futebol amador em São Paulo

Futebol|Cesar Sacheto e Guilherme Padin, do R7

Em era profissionalizada, várzea conta com diversas grandes copas em São Paulo
Em era profissionalizada, várzea conta com diversas grandes copas em São Paulo Em era profissionalizada, várzea conta com diversas grandes copas em São Paulo

Raramente transmitidos por televisões e canais de comunicação — exceção feita ao Desafio ao Galo, disputado entre as décadas de 70 e 90 e transmitido pela Rede Record —, os campeonatos de várzea estiveram por muito tempo restritos apenas aos aficionados pelo esporte amador.

No entanto, a internet e sua expansão fizeram com que as principais competições se tornassem cada vez mais acessíveis — principalmente pelas redes sociais.

Veja também: Campeonato de várzea movimentou mais público que o Carioca 2018

Hoje em dia, é possível acompanhar os grandes torneios de várzea por meio de blogs e perfis do Facebook.

Publicidade

Para os interessados no futebol amador, que para muitos é motivo de paixão maior que as equipes profissionais e tradicionais do Brasil, o R7 preparou uma lista com os principais campeonatos e seus períodos no ano, bem como os veículos para se acompanhar tudo o que rola na várzea em São Paulo.

Veja também: Conheça a Copa que se tornou a 'Champions League' da várzea

Publicidade

Em maioria, os campeonatos de várzea ocorrem aos finais de semana e são disputados no período da tarde. Há competições em todas as regiões da capital paulistana.

Organizador da Copa da Paz, um dos mais importantes torneios de várzea no país, Bruno Melo explica que “a divulgação dos resultados e informações do campeonato ocorre, na maioria das vezes, pelos blogs e os perfis de Facebook. Com a internet, todo mundo conhece todo mundo na várzea”.

Publicidade

Veja também: Campo de Marte preserva ‘oásis’ do futebol de várzea em São Paulo

Eduardo Lima, ex-jogador da várzea e hoje blogueiro do Futebol de Quebrada acredita que “hoje o futebol de várzea tá com uma vitrine muito boa. Todo lugar que você vai tem mídia cobrindo os jogos dos principais campeonatos. E os jogadores gostam”.

Confira os principais veículos na cobertura do futebol de várzea:

Futebol é Coisa Séria (via Blog e Facebook)

Futebol de Quebrada (via blog e Facebook)

Mundo da Várzea (via blog e Facebook)

TVILA Sports (via Facebook e Youtube)

VárzeaPédia (via blog e Facebook)

Veja quando acontecem os principais campeonatos de várzea em SP:

Super Copa Pioneer e Copa Cecap abrem o calendário da várzea na Grande São Paulo
Super Copa Pioneer e Copa Cecap abrem o calendário da várzea na Grande São Paulo Super Copa Pioneer e Copa Cecap abrem o calendário da várzea na Grande São Paulo

É decisão! Veja como é um dia de final no futebol de várzea em SP

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.