Futebol Rubens Minelli, ídolo do futebol brasileiro, morre, aos 94 anos

Rubens Minelli, ídolo do futebol brasileiro, morre, aos 94 anos

Ex-jogador e ex-técnico foi tetracampeão brasileiro, três vezes de forma consecutiva. A morte foi confirmada pelo Internacional

  • Futebol | Do R7, com informações da Agência Estado

Minelli conquistou o Brasileirão quatro vezes

Minelli conquistou o Brasileirão quatro vezes

SIDNEY CORRALLO/Estadão Conteúdo - 13.05.1977

Morreu nesta quinta-feira (23) o ex-jogador e ex-treinador Rubens Minelli, aos 94 anos. Ele foi campeão brasileiro com o Palmeiras, o São Paulo e o Internacional, entre outros títulos. A morte de um dos maiores ídolos do futebol brasileiro foi confirmada pelo próprio Colorado, por meio de um anúncio nas redes sociais. 

Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

Minelli foi tricampeão brasileiro de forma consecutiva, de 1975 a 1977. Nos dois primeiros anos, o treinador levantou o troféu vestindo as cores do Internacional. No ano seguinte, conquistou o Brasileirão com o São Paulo. Antes, quando o campeonato nacional ainda era o Troféu Roberto Gomes Pedrosa, o técnico foi campeão com o Palmeiras, em 1969.

"Hoje, o mundo do futebol perdeu o ex-técnico Rubens Minelli. Comandante do inesquecível time Bicampeão Brasileiro (1975-1976), Minelli será sempre exaltado com carinho por todos os colorados. Nossos pensamentos estão com a família, amigos e todos os fãs neste momento difícil. Descanse em paz, Rubens Minelli", escreveu o Inter em um tributo publicado nos perfis oficiais do clube.

Nascido em dezembro de 1928, Minelli começou a carreira como atacante do Ypiranga, de São Paulo. Passou, ainda, por Nacional, São Paulo, Taubaté e São Bento antes de iniciar a bela carreira de treinador no América de São José do Rio Preto, em 1963, com o qual ganhou a Série A2.

Ele começou a escrever seu nome como um dos gigantes do país na beira do gramado no Palmeiras, em 1969, quando conquistou seu primeiro título importante, o Troféu Roberto Gomes Pedrosa, hoje contado como um Brasileirão. Ficou no Alviverde até 1971.

Em 1974, foi anunciado no Internacional e, nas duas temporadas seguintes, chamou atenção por montar um dos melhores esquadrões colorados da história, com o qual ganhou os Brasileiros de 1975 e 1976. Ainda foi tricampeão gaúcho por lá. 

Minelli deixou o Sul para desembarcar no São Paulo em 1977. De volta a uma casa na qual atuou como jogador, chegou ao tricampeonato nacional e ergueu o troféu do Brasileirão daquele ano. Ganharia o mundo ao ser campeão no Al-Hilal, antes de dar alegrias a novas torcidas nacionais: Atlético-MG, Grêmio e Paraná Clube.

Lúcio Flávio é o 23º técnico a cair no Brasileirão 2023; relembre todas as demissões

Últimas