Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ronaldo Fenômeno anuncia compra do Cruzeiro

Ex-jogador diz que "tem muito a retribuir" à Raposa, onde iniciou carreira no futebol; detalhes do acordo ainda serão anunciados

Futebol|Do R7

Acordo foi anunciado neste sábado (18)
Acordo foi anunciado neste sábado (18) Acordo foi anunciado neste sábado (18)

O ex-jogador Ronaldo Nazário, o Fenômeno, assinou um acordo de compra com o clube Cruzeiro. A informação foi confirmada neste sábado (18) em anúncio ao lado do presidente da Raposa, Sérgio Santos Rodrigues. O acordo foi firmado em São Paulo e deve ser concluído em até cinco meses.

Nesta sexta-feira (17), conselheiros e associados votaram a alteração do estatuto do clube. Com a decisão, o clube mineiro poderia repassar até 90% das ações da SAF (Sociedade Anônima de Futebol). Dessa forma, Fenômeno se tornou o acionista majoritário do futebol do clube. Em assembleia geral, 564 pessoas estiveram presentes à votação, das quais 544 foram a favor da mudança no estatuto. Anteriormente, o Cruzeiro só podia vender 49% das ações da SAF.

"Feliz demais de ter concluído essa operação. Dizer que tenho muito a retribuir ao Cruzeiro, levar o Cruzeiro aonde ele merece estar. Temos muito trabalho pela frente. Peço ao torcedor que se conecte outra vez ao clube, vá ao estádio, porque vamos precisar de muita força e união. Temos muito trabalho e ambição para fazer o Cruzeiro novamente. Não temos nada que comemorar ainda, mas temos muita ambição", declarou Ronaldo, que foi revelado pelo Cruzeiro.

O anúncio foi divulgado no Twitter por Pedro Mesquita, um dos sócios da corretora XP.

Publicidade

"Ronaldo será nosso acionista majoritário Cruzeiro SAF. Obrigado. Estamos certos de que este é um projeto que será pioneiro para o futebol brasileiro", afirmou o presidente do Cruzeiro.

A negociação é a primeira da história do país desde que o projeto de lei nº 5516, de 2019, foi aprovado há três meses. Segundo a nova legislação, os clubes brasileiros podem virar empresas dedicadas à pratica do futebol, e assim alavancar a capacidade de captação de recursos, como nos maiores mercados de futebol no mundo.

Publicidade

"Esse é o primeiro negócio de uma nova frente relevante para o mercado de Investment Banking no Brasil, o país do futebol. Não tenho dúvida de que é transformacional na história do esporte brasileiro. Teremos clubes ainda mais fortes, com capacidade de investimento em nível global. O futebol brasileiro nunca mais será o mesmo. É um ciclo virtuoso que se inicia e estamos prontos para ajudar todos os nossos clientes nessa jornada", diz José Berenguer, CEO do Banco XP.

O ex-jogador é presidente e sócio majoritário do Real Valladolid, clube da primeira divisão da Espanha, dono de uma agência de marketing esportivo e de uma empresa de e-sports.

Publicidade

Histórias cruzadas

Bicampeão do mundo com a seleção brasileira e com passagens por gigantes como Real Madrid, Barcelona, Inter de Milão e Milan, Ronaldo deu seus primeiros passos no futebol no Cruzeiro, clube que o revelou.

O curto período na Raposa, entre 1993 e 1994, foi suficiente para que o jovem atacante marcasse 56 gols em 58 jogos, conquistasse uma vaga no Mundial de 1994, aos 17 anos, e deixasse Minas Gerais com o título e a artilharia do Campeonato Mineiro, com 23 tentos, ao fim de sua passagem pela equipe celeste.

Desde o seu rebaixamento, em 2019, somado a problemas na Justiça, o Cruzeiro perdeu muita receita e tem uma dívida estimada em R$ 1 bilhão. A temporada de 2022 será a terceira consecutiva do clube na Série B do Campeonato Brasileiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.