Rivalidade no interior: Marília e Noroeste fazem o 'Clássico 100'
Um dos principais confrontos entre times de cidades vizinhas do estado será disputado neste sábado (9), pela Série A3 do Paulista
Futebol|Do Live Futebol BR
Uma das maiores rivalidades do interior de São Paulo completa 100 jogos neste sábado (9). MAC (Marília Atlético Clube) e Esporte Clube Noroeste, de Bauru, jogam às 19h30, no estádio Bento de Abreu, em Marília, pela 3ª rodada da segunda fase do Campeonato Paulista da Série A-3 (3ª Divisão). O clássico regional tem 69 anos de história e as duas cidades estão separadas por 100 quilômetros.
O Norusca leva pequena vantagem nos confrontos, com 38 vitórias, contra 35 do Alviceleste, além de 26 empates. O equilíbrio é grande até no número de gols marcados. São 122 gols do Noroeste e 121 do Marília.
Na 1ª fase do estadual, o duelo terminou empatado em 0 a 0 no estádio Alfredo de Castilho, em Bauru. Apesar da tradição e da grande rivalidade, os dois clubes vivem uma situação delicada na tabela.
Leia também
Ambos somaram apenas um ponto em dois jogos nesta 2ª fase e empataram em casa na última rodada. O MAC ficou no 1 a 1 com o Capivariano e o placar do Noroeste terminou sem gols diante do EC São Bernardo. Nesta etapa da competição, as quatro agremiações do Grupo 3 jogam entre si em dois turnos e somente os dois primeiros colocados avançam para as semifinais.
Capivariano e EC São Bernardo lideram a chave com quatro pontos cada e se enfrentam nas duas próximas rodadas, assim como o clássico entre MAC x Noroeste terá dois confrontos seguidos – o segundo ocorre no dia 16 (sábado), às 16h, em Bauru. Ou seja, quem perder o jogo deste sábado, ficará praticamente fora da briga por uma das duas vagas.
História
O Marília Atlético Clube vai completar 80 anos de fundação na próxima terça-feira (12). A equipe foi responsável por revelar nomes importantes para o futebol brasileiro, como o meia-atacante Jorginho Putinati, ídolo do Palmeiras nos anos 1980; o zagueiro Márcio Rossini (Santos) e o centroavante Guilherme (São Paulo, Corinthians e ídolo do Atlético-MG), entre outros.
O ex-atacante do Galo é o técnico do MAC e irá completar 92 jogos no comando do clube que o revelou, em sua quarta passagem. Ele é o 5º treinador da história do Alviceleste com mais partidas. O Marília tem como mascote o Tigre e suas cores são: azul celeste e branco.
O Esporte Clube Noroeste é uma agremiação centenária e nesta temporada (1º de setembro) irá completar 112 anos de fundação. Bauru foi a cidade em que Pelé, o Rei do Futebol, começou a dar seus primeiros toques na bola, mas por outro clube da cidade, o BAC (Bauru Atlético Clube), que foi extinto.
No entanto, o Noroeste formou e teve bons jogadores em seu elenco durante a história. Talvez o principal nome revelado seja o atacante Toninho Guerreiro, que atuou ao lado de Pelé e Pepe no Santos. O clube chegou a contratar o atacante Jairzinho Furacão, tricampeão do mundo com a seleção brasileira na Copa de 1970, no México.
No comando do atual Norusca está o experiente Luiz Carlos Martins, considerado um dos "Reis do Acesso" no interior de São Paulo. Ele é o treinador mais longevo da 3ª Divisão estadual, pois dirige o clube pelo terceiro ano consecutivo. O mascote do Noroeste é a Locomotiva e as cores são vermelho e branco.
Camisa usada por Maradona no gol 'la mano de Dios', na Copa de 1986, será leiloada por R$ 24 milhões