Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rival do Brasil na Copa do Mundo, França demite técnica após atrito com jogadoras

Com anúncio de boicote ao Mundial, Corinne Diacre foi demitida pela Federação Francesa de Futebol

Futebol|

Corinne Diacre assumiu a seleção francesa em 2017, no lugar de Olivier Echouafni
Corinne Diacre assumiu a seleção francesa em 2017, no lugar de Olivier Echouafni Corinne Diacre assumiu a seleção francesa em 2017, no lugar de Olivier Echouafni

As jogadoras da seleção francesa de futebol ganharam a queda de braço com Corinne Diacre, demitida nesta quinta-feira (9). Após três atletas deixarem a equipe nacional por reprovação ao trabalho da treinadora, a Comissão Executiva da Federação Francesa de Futebol (FFF) concluiu uma análise do trabalho, avaliou as reclamações e concluiu que a dispensa da comandante era o único caminho.

Em declarações de amor à equipe nacional, mas sob justificativa que precisava "preservar a saúde mental", a experiente capitã Wendie Renard anunciou, faz duas semanas, que não defenderia mais a seleção por causa da relação conturbada com Corinne Diacre. No mesmo dia, as atacantes titulares Diani e Katoto seguiram o mesmo caminho.

A federação prometeu analisar o caso e tomar um decisão rápida para não prejudicar a preparação para a Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia, agendada para julho, na qual a seleção vai encarar o Brasil, na segunda rodada e o veredicto veio nesta quinta-feira.

"A FFF, reunida nesta quinta-feira, dia 9 de março, recebeu as conclusões da comissão incumbida pelo Presidente interino, Philippe Diallo, de elaborar um relatório sobre a situação da seleção feminina francesa, na sequência das várias posições de várias jogadoras. Composta por quatro membros do Comex (Laura Georges, Aline Riera, Jean-Michel Aulas e Marc Keller), esta comissão apresentou suas conclusões e propôs suas recomendações", iniciou a nota da entidade.

Publicidade

Apesar de uma análise positiva do trabalho, houve o reconhecimento que o clima entre técnica e time eram insustentáveis. "As inúmeras audições realizadas permitiram constatar uma clivagem muito significativa com os intervenientes executivos e evidenciaram uma discrepância com as exigências do altíssimo nível", afirmou a FFF. "E chegou a um ponto sem volta que prejudica os interesses da seleção. Se a FFF reconhece o envolvimento e a seriedade de Corinne Diacre e do seu staff no exercício da sua missão, verifica-se que as avarias observadas parecem, neste contexto, irreversíveis. Perante estes elementos, foi decidido pôr termo à missão (finalizar o trabalho) de Corinne Diacre à frente da seleção feminina francesa.

Com a atitude, a FFF espera que as jogadoras voltem à seleção, para que a França não dispute a Copa enfraquecida. "Esta mudança de treinadora insere-se numa nova ambição global liderada pela FFF em prol do desenvolvimento do futebol feminino e do desempenho da seleção francesa, que terá de atingir objetivos elevados durante a Copa e as Olimpíadas de 2024", cobrou a entidade.

Publicidade

Philippe Diallo ainda cobrou da comissão uma audição, o mais rapidamente possível, dos candidatos ao cargo de treinador e mandou um recado às jogadoras. "O Comex notou que a forma utilizada pelas jogadoras para expressar suas críticas não era mais aceitável no futuro e pretende propor na governança da seleção feminina francesa uma missão a mais entre o Comex e o técnico."

Renúncia do presidente da Federação Francesa pode ajudar a seleção feminina do Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.