Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Rivais, Fortaleza e Ceará se enfrentam no Brasileirão após quase três anos

Rodada deste domingo (13) também conta com duelo entre Cruzeiro e Grêmio, em Belo Horizonte

Futebol|Do R7

Fortaleza e Ceará fazem o Clássico-Rei na Arena Castelão Divulgação Fortaleza EC e Ceará SC

A 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro reserva fortes emoções para este domingo (13), às 20h30, com dois grandes jogos que prometem agitar o cenário nacional.

Fortaleza e Ceará fazem o aguardado Clássico-Rei na Arena Castelão, enquanto Cruzeiro e Grêmio duelam no Mineirão, em partidas que valem muito para as pretensões das quatro equipes na competição.

No Castelão, Fortaleza e Ceará voltam a se enfrentar pela elite após quase três anos sem o clássico na principal divisão do país. O último encontro na Série A foi em agosto de 2022, com vitória tricolor por 1 a 0, gol de Moisés. Naquele ano, o Fortaleza conseguiu uma reação e terminou em oitavo, enquanto o Ceará foi rebaixado para a Série B.


Agora, os times chegam em situações opostas: o Ceará tem 15 pontos e um jogo a menos, brigando por vaga na Copa Sul-Americana. Já o Fortaleza soma 10 pontos e tenta deixar a zona de rebaixamento, enfrentando uma sequência de três jogos sem vencer.


O Fortaleza, eliminado nas quartas de final da Copa do Nordeste, encara o clássico como chance de reverter o momento ruim e diminuir a pressão. O Ceará, por sua vez, está embalado pela classificação sobre o Sport nos pênaltis na mesma competição e mira o G-6 em caso de vitória. Juan Pablo Vojvoda pelo lado tricolor, e Léo Condé pelo alvinegro, devem mandar força máxima a campo. O histórico recente mostra equilíbrio, com cinco vitórias do Fortaleza, quatro do Ceará e um empate nos últimos dez confrontos.


Cruzeiro x Grêmio

Enquanto isso, no Mineirão, Cruzeiro e Grêmio protagonizam outra partida de peso, que pode consolidar a Raposa na briga pela liderança ou representar o ressurgimento gremista. O Cruzeiro tem 24 pontos e mantém uma invencibilidade de sete partidas. O time mineiro aposta no bom momento de Matheus Pereira, Kaio Jorge e no apoio da torcida para seguir embalado na competição.

O Grêmio chega motivado após conquistar a Recopa Gaúcha e se distanciar da zona de rebaixamento. A equipe de Mano Menezes tem 16 pontos, e busca voltar ao grupo dos oito primeiros. O técnico gaúcho, aliás, reencontra o Mineirão, onde já dirigiu o Cruzeiro em duas passagens, agora comandando o adversário em um ambiente hostil.

O histórico do confronto reforça a imprevisibilidade do duelo. Apesar da ligeira vantagem cruzeirense — são 33 vitórias da Raposa contra 26 do Grêmio em 82 jogos oficiais —, o equilíbrio é uma marca registrada dessa rivalidade, principalmente pelo desempenho consistente dos dois clubes nas décadas de 1990 e 2000. No Mineirão, o Cruzeiro leva a melhor com 16 vitórias em 26 partidas pelo Brasileirão, mas o Grêmio não costuma facilitar para o adversário mesmo fora de casa.

Outro ingrediente que aumenta a expectativa é o retrospecto recente das equipes. O Cruzeiro soma sete jogos sem perder, enquanto o Grêmio tenta engatar uma sequência positiva após altos e baixos na competição.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.