Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Revelação do Bayern, Davies iniciou a vida em campo de refugiados

Nascido em Gana, de pais que fugiam de guerra civil na Libéria, atacante se tornou no domingo o mais jovem a fazer gol por time alemão neste século

Futebol|Adalberto Leister Filho, do R7

Alphonso Davies (à dir.), do Bayern, festeja gol com Thomas Müller
Alphonso Davies (à dir.), do Bayern, festeja gol com Thomas Müller

Com o gol marcado na goleada do Bayern de Munique sobre o Mainz, no último domingo (17), Alphonso Davies, de 18 anos, se tornou o mais jovem artilheiro do clube neste século. Mas a história de superação do atacante vai muito além disso. Davies nasceu em um campo de refugiados em Gana. 

Leia também

Vida difícil

Foi durante a guerra civil da Libéria, em 1999, que o casal Victoria e Debeah Davies fugiu do país. 

"Tínhamos que passar por cima de corpos humanos para procurar comida. Era difícil e muito perigoso. Só andando armado se conseguia sobreviver. E nós não queríamos andar armados", contou Victoria, em entrevista à imprensa alemã. 


Fora da Libéria, a família foi morar em precárias condições em um campo de refugiados em Gana, país próximo. Foi lá que Alphonso nasceu. Cinco anos após estarem alojados no local, a família recebeu permissão para migrar para o Canadá. 

"Em Buduburam [cidade natal de Alphonso] havia um programa para realojar famílias. Um dia nos falaram: 'Vocês têm que preencher um formulário para ir para o Canadá'", lembra Debeah, pai de Alphonso. 


Sonho americano

Após chegarem à América, Victoria e Debeah inscreveram o filho no Free Footie, programa social que usava o futebol como ferramenta de inclusão social. 


Desde garoto, Alphonso mostrou que levava jeito para os gramados. Aos 14 anos, ganhou vaga nas categorias de base do Vancouver Whitecaps. Um ano depois, dava os primeiros passos na MLS, principal liga da modalidade nos Estados Unidos. Sua estreia na seleção canadense foi com apenas 16 anos. 

"Foi uma vida difícil. Mas quando tinha cinco anos, um país chamado Canadá nos deu as boas vindas. E os colegas do time de futebol me fizeram sentir em casa", contou Alphonso, em entrevista para a imprensa alemã. 

Veja mais: James Rodríguez não quer permanecer no Bayern de Munique

Bundesliga

O talento precoce chamou a atenção de um dos principais times europeus. Em janeiro, Alphonso foi negociado pelo time de Vancouver com o Bayern de Munique por 10 milhões de euros (cerca de R$ 42,9 milhões). Já atuou em cinco partidas pela equipe principal. No domingo, marcou seu primeiro gol.

Alphonso entrou 14' do 2º tempo, com o jogo já decidido. O Bayern, líder do Campeonato Alemão, goleava o Mainz por 5 a 0. Aos 25', Lewandowski passou por dois marcadores e chutou forte. O goleiro Florian Muller rebateu a bola nos pés de Alphonso, que marcou.

Novos sonhos

Aos 18 anos, o atacante já antevê a chance de disputar a Copa do Mundo de 2026, marcada para Estados Unidos, Canadá e México. 

"Hoje sou um orgulhoso cidadão canadense. Meu sonho é jogar um dia a Copa do Mundo. Quem sabe se em Edmonton, minha cidade", comentou o jovem atacante. 

Recém-iniciada a carreira adulta nos gramados, Alphonso já sabe ao menos uma coisa: já é um vencedor. 

Revelação do Palmeiras entra para top 10 de sub-20 mais caros do Brasil

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.