Real e Atlético decidem a 'Champions' em clássico histórico
Futebol|Do R7
Muito mais do que a supremacia local, Real Madrid e Atlético de Madri disputam sábado em Lisboa o titulo europeu na primeira final de Liga dos Campeões da história entre dois times de uma mesma cidade.
Dois clubes da Espanha já se enfrentaram numa final, em 2000, quando o Real atropelou o Valencia por 3 a 0 no Stade de France de Saint-Denis.
Nada menos de 120.000 espanhóis estão sendo esperados na capital portuguesa, praticamente o dobro da capacidade do estádio da Luz, que receberá 65.000 torcedores.
No ano passado, a decisão da Champions também colocou frente à frente dois times do mesmo país. A Alemanha foi a nação da vez na vitória por 2 a 1 do Bayern de Munique sobre o Borussia Dortmund, em partida espetacular com uma festa incrível da torcida no estádio de Wembley.
Neste sábado, toda a pressão estará em cima do Real, recordista de títulos que espera levantar pela décima vez a 'Taça Orelhuda'. 'La Décima' virou obsessão por escapar desde 2002, quando a equipe superou o Bayer Leverkusen por 2 a 1, em Glasgow.
Já o Atlético vem embalado com a conquista do seu primeiro título espanhol em 18 anos e espera ser campeão europeu pela primeira vez na sua história, depois de amargar o vice-campeonato há 40 anos, quando foi superado pelo Bayern de Munique na decisão de 1974.
Os 'Colchoneros', porém, tiveram bastante êxito em competições continentais nos últimos anos, faturando a Liga Europa em 2010 e 2012.
"Vamos enfrentar uma equipe muito sólida, que trabalha muito bem em conjunto e está num momento de euforia", avisou o técnico italiano do Real, Carlo Ancelotti.
"Temos uma imensa oportunidade de entrar na história do clube e vamos usar toda a nossa energia para isso. A primeira coisa a ser feita é manter a serenidade", completou o treinador, que conquistou a 'Champions' quatro vezes com o Milan, duas vezes como jogador (1989 e 1990) e duas como treinador (2003 e 2007).
A maior preocupação dos 'Merengues' é o estado de forma da sua maior estrela, o português Cristiano Ronaldo, que vem enfrentando problemas musculares na reta final da temporada.
O melhor jogador do mundo, que já fez história ao se tornar o maior artilheiro em uma única edição, com 16 gols marcados, espera ampliar essa marca 'em casa', em Lisboa, onde estreou como profissional em 2002 com o Sporting, no estádio José Alvalade, a menos de um quilômetro do palco da final deste sábado.
Foi no estádio da Luz que CR7 viveu a pior desilusão da sua carreira, a derrota por 1 a 0 para a Grécia na final da Eurocopa-2004, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, hoje técnico da seleção brasileira.
Apesar dos problemas físicos, o português foi confirmado para a partida, assim como o outro astro 'Merengue', o galês Gareth Bale, que acaba de se recuperar de uma lesão muscular.
Por outro lado, o atacante francês Karim Benzema e o zagueiro brasileiro naturalizado português Pepe são dúvida para a partida, enquanto o volante Xabi Alonso é desfalque certo por suspensão.
Marcelo, titular da lateral esquerda da seleção brasileira, deve começar no banco, dando lugar ao português Fábio Coentrão, ídolo do Benfica, que está acostumado a brilhar no estádio da Luz, assim como o argentino Angel Di María.
O Atlético também encara esta final com incertezas, por conta dos problemas físicos de jogadores importantes do seu elenco, o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa e o meia turco Arda Turan.
Artilheiro da equipe, com 27 gols marcados na Liga Espanhola e oito na Champions, Diego Costa fez uma tentativa desesperada de se recuperar de uma lesão muscular com um tratamento pouco convencional à base de placenta de égua, em Belgrado.
"Vamos jogar com humildade, com trabalho coletivo dos atacantes ao goleiro. Tentaremos potencializar nossas virtudes e esconder os defeitos", declarou o técnico argentino Diego Simeone em entrevista ao site da Uefa.
Ídolo do Atlético como jogador, 'El Cholo' é o grande responsável pela temporada histórica dos 'Colchoneros'.
O clube 'rojiblanco' espera repetir a façanha na final da última edição da Copa do Rei, quando derrotou o Real por 2 a 1 na prorrogação, com um gol do brasileiro Miranda.
A postura das equipes em campo será uma icógnita, já que ambos costumam abrir mão da posse de bola para esperar o adversário e apostar nos contra-ataques.
- Possíveis escalações:
Real Madrid: Iker Casillas - Dani Carvajal, Raphael Varane, Sergio Ramos, Fabio Coentrão - Asier Illarramendi, Luka Modric, Ángel Di María - Gareth Bale, Cristiano Ronaldo, Karim Benzema (ou Isco). T: Carlo Ancelotti (ITA)
Atlético: Thibaut Courtois - Juanfran Torres, Miranda, Diego Godín, Filipe Luis - Arda Turán (ou Raúl García), Gabi Fernández, Tiago, Koke - Mario (ou Diego Costa), David Villa. T: Diego Simeone (ARG)
Árbitro: Bjorn Kuipers (HOL)
dr/maz/dm















