Futebol RB Bragantino decide seu futuro na Libertadores contra o Nacional

RB Bragantino decide seu futuro na Libertadores contra o Nacional

Massa Bruta chega a última rodada precisando da vitória para garantir a classificação, contra única equipe que derrotou

  • Futebol | Do Live Futebol BR

Artur é principal arma do RB Bragantino

Artur é principal arma do RB Bragantino

Ari Ferreira/RB Bragantino

O RB Bragantino faz, nesta terça-feira (22), seu jogo mais importante na temporada 2022 até o momento, pela sexta, e última, rodada da Libertadores, contra o Nacional (Uruguai), valendo a classificação para as oitavas de final, pelo Grupo C. O duelo está marcado para as 19h15, horário de Brasília, no Estádio Gran Parque Central, em Montevideo (URU).

Após vencer o tradicional adversário na estreia, por 2 a 0, o Braga não venceu nos outros quatro jogos, tendo empatado duas vezes com o Vélez Sarsfield (Argentina) e perdido as duas para o líder Estudiantes. Mesmo assim, o Massa Bruta ainda é o segundo colocado, com cinco pontos, a mesma pontuação do Vélez e apenas um à frente do Nacional. O time entra em campo precisando vencer para se classificar, desde que o Vélez não tire o saldo de gols, e, caso empate, pode garantir a vaga se o Vélez não vencer o Estudiantes. Em caso de derrota, o Braga está eliminado e pode ficar de fora até mesmo da Sul Americana, destinada ao terceiro colocado do grupo.

Vencer ou vencer
Se a situação do Bragantino é difícil, conforme descrita acima, para o Nacional só existe um resultado possível: a vitória. Se o time uruguaio não vencer, está fora da Libertadores.

Com uma boa vitória no final de semana sobre o Albion e a vice-liderança do Uruguaio, o time chega com uma certa moral. No entanto, o técnico Pablo Repetto perdeu seu principal atacante Aléx Castro, que se lesionou na partida. Emanuel Gigliotti deve substituí-lo. Outro que está fora por lesão é o meio-campista Brian Ocampo. O meio-campista Alfonso Trezza, expulso no jogo do nacional, deve ir à campo, já que não atuará na próxima rodada.

Segundo a imprensa uruguaia, o técnico também trabalha com diversas possibilidades nas laterais. Leandro Lozano pode ir para a lateral-esquerda, ou Christian Almeida, e passar Camilo Cándido para a ponta. Outra opção seria colocar o volante José Luis Rodríguez por ali, Almeida para o setor oposto e Lozano e Candido nas pontas.

Última chance
O RB Bragantino está em sua pior sequência na temporada, com cinco jogos sem vitória e uma derrota doída para o Estudiantes na última rodada. Vivendo maratona de jogos em maio, o técnico Maurício Barbieri não vem tendo tempo de treinar adequadamente a equipe, mas garantiu após o último jogo que o time está preparado para buscar a classificação.

Após falhar nas duas últimas rodadas em casa, o time foi 'agraciado' com a manutenção da segunda posição no grupo e praticamente só depende dele para se classificar. No entanto, jogando fora de casa, contra um dos times mais tradicionais do continente, o que já seria complicado por si só, o time de Maurício Barbieri ainda não sabe se poderá contar com Lucas Evangelista e Hyoran, dois titulares, que não atuaram contra o Estudiantes por lesão. Em contrapartida, o capitão Léo Ortiz está de volta, após se recuperar da covid-19.

O volante Raul, provável titular, afirmou que o time precisará se manter focado na decisão. "A gente tem que ter a cabeça tranquila, estar focado. Precisamos de todos em uma decisão dessa. Estar concentrado ao máximo para não cometer nenhum erro. Jogos decisivos são decididos nos detalhes. A cabeça tem que estar boa".

FICHA TÉCNICA
Nacional (URU) x RB Bragantino
Local: Estádio Gran Parque Central, em Montevideo (Uruguai)
Data e hora: terça-feira (24/5), às 19h15
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)

NACIONAL: Rochet; Lozano (Almeida), Léo Coelho, Marichal e Rodriguez; Trasante, Monzeglio e Trezza; Candido, Ramirez e Gigliotti. Técnico: Pablo Repetto.

RB BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan, Natan, Léo Ortiz e Luan Candido; Jadsom, Raul e Eric Ramires; Artur, Helinho e Ytalo. Técnico: Maurício Barbieri.

Mbappé confirma permanência no PSG e encerra novela com Real

Últimas