Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Raphinha, Dembélé ou Yamal: quem vai ganhar a Bola de Ouro 2025?

Premiação, que acontece nesta segunda-feira (22), às 16h, teve decisão polêmica em 2024

Futebol|Carol Malheiro*, do R7

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Bola de Ouro será decidida em cerimônia em Paris nesta segunda (22), às 16h.
  • Entre os principais candidatos estão Raphinha e Vinícius Júnior, ambos brasileiros, com ótimas temporadas.
  • O PSG é esperado como o clube mais premiado, com Ousmane Dembélé como forte concorrente ao prêmio.
  • Rodri, último vencedor, gerou polêmica com sua eleição, e Vini Jr. protestou após o resultado.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Raphinha, Dembélé e Yamal são os principais concorrentes à Bola de Ouro Reprodução/@raphinha/@dembele/@lamineyamal - Montagem R7

O vencedor da Bola de Ouro 2025 será escolhido nesta segunda-feira (22), às 16h, em cerimônia realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris. A premiação organizada pela revista francesa France Football terá um ganhador inédito neste ano, já que os 30 indicados nunca conquistaram o prêmio.

Entre os principais concorrentes estão dois brasileiros: Vinícius Júnior, que se destacou no time oscilante do Real Madrid; e Raphinha, que fez uma temporada magistral pelo Barcelona. O ponta revelado pelo Avaí teve 64 contribuições em gol na última temporada, foi campeão da Copa da Espanha e da La Liga, e chegou às semifinais da Champions, sendo decisivo em todas as competições que disputou pelo clube catalão.

O Barcelona ainda tem outros três indicados: o artilheiro Robert Lewandowski, o meia Pedri e a jovem promessa Lamine Yamal, que também concorre ao Troféu Kopa, prêmio concedido ao melhor jogador sub-21 do mundo, o qual ele já conquistou na temporada passada. O atleta de 18 anos se tornou protagonista da equipe em muitos momentos do ano, além de brilhar pela seleção espanhola.

PSG deve dominar a premiação

Apesar das indicações dos brasileiros, o PSG deve sair como o mais vencedor da Bola de Ouro. O clube, campeão da Champions, do Campeonato Francês, da Copa da França e finalista do Mundial de Clubes, tem nove jogadores indicados à principal premiação do dia.


O favorito do time ao prêmio é Ousmane Dembélé, protagonista de uma equipe marcada pela grande coletividade e liderança do técnico Luis Enrique. O ponta francês foi um dos artilheiros da Ligue One com 21 gols e teve 51 contribuições para gol na temporada 24/25.

Outro destaque do PSG é o parceiro de ataque de Dembélé, Désiré Doué, que deixou um doblete na final da Champions, e também concorre como favorito ao Troféu Kopa. O goleiro Donnarumma, hoje no City, tem ampla vantagem para vencer o Troféu Yashin após salvar o time francês nos momentos decisivos.


Outros destaques entre os indicados

Foto: Cesar Greco/Palmeiras Jogada 10

Melhor jogador e campeão do Mundial de Clubes com o Chelsea, Cole Palmer ganhou moral na reta final da temporada e deve ficar no top 5 da Bola de Ouro.

Outro jogador dos Blues também ganha destaque apenas pela indicação: Estêvão é o único indicado às categorias masculinas que atuou pelo futebol brasileiro na última temporada. Pelo Palmeiras, o ponta de 18 anos chamou à atenção do mundo e conquistou uma vaga entre os concorrentes pelo Troféu Kopa.


Mohamed Salah, melhor jogador e artilheiro da Premier League pelo Liverpool, Harry Kane, artilheiro do Bayern de Munique e Kyllian Mbappé, estreante protagonista do Real Madrid são outros nomes que devem brigar para estar entre os dez melhores na Bola de Ouro.

Bola de Ouro teve decisão polêmica em 2024

Rodri foi o vencedor da Bola de Ouro em 2024 Reprodução/@mancity

Rodri, volante do Manchester City que foi campeão da Eurocopa pela seleção espanhola, foi o último vencedor da Bola de Ouro. A decisão dos 100 jornalistas escolhidos pela France Football foi amplamente criticada e se tornou alvo de polêmicas no cenário do futebol. Torcedores e parte da imprensa não votante defenderam que o espanhol não merecia o prêmio.

Campeão da Champions e da La Liga na temporada passada, sendo protagonista do Real Madrid, Vini Jr. e a delegação merengue não compareceram à premiação em forma de protesto pela não entrega da Bola de Ouro ao brasileiro.

*Sob supervisão de Camila Juliotti

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.