Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Quanto o Santos vai ganhar com a venda de Neymar para o Al-Hilal?

Graças ao Mecanismo de Solidariedade da Fifa, o Peixe tem direito a 4% do valor pago ao PSG, por ser o clube formador do atacante

Futebol|Do R7

Neymar esteve na Vila Belmiro nas férias para ver o Santos jogar
Neymar esteve na Vila Belmiro nas férias para ver o Santos jogar Neymar esteve na Vila Belmiro nas férias para ver o Santos jogar

A ida de Neymar para o Al-Hilal não fará bem apenas para o extrato bancário do próprio jogador. O Santos também vai receber cerca de 3,6 milhões de euros, aproximadamente R$ 20 milhões, de acordo com a cotação atual, por ser o clube formador do camisa 10. Não é uma bolada tão grande quanto a do atleta, mas, na situação financeira em que se encontra o time brasileiro, todo dinheiro que entra é importante. 

O valor é tirado dos 90 milhões de euros — R$ 485 milhões — pagos ao PSG e faz parte do Mecanismo de Solidariedade, criado pela Fifa no início dos anos 2000. De acordo com a regra, os clubes formadores têm direito a uma porcentagem de futuras negociações dos atletas que começaram na sua base.

Os valores são aplicados dos 12 aos 23 anos, e cada período representa uma porcentagem. No período entre as temporadas do 12º ao 15º aniversário, o clube tem direito a 0,25% da compensação total da negociação por cada ano jogado no clube. Já entre o 16º e 23º aniversário, a agremiação fica com 0,5% do valor total por ano. 

Como Neymar ficou no Santos de 2003 a 2013, dos 11 aos 21 anos, o Peixe tem direto a 4% de todas as negociações da carreira de Neymar. 

Publicidade

O camisa 10 da seleção já rendeu aos cofres do time santista quase 18 milhões de euros — 9 milhões referentes aos 55% a que o clube tinha direto pela ida dele para o Barcelona, em 2013, e 8,8 milhões de euros da transferência para o PSG, em 2017. 

Quais os motivos que causaram o fim da parceria entre Neymar e PSG?

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.