Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Quais jogadores estão na mira de Dorival Júnior para a próxima convocação?

Técnico da seleção está na Europa para assistir a jogos e treinos de clubes com atletas brasileiros

Futebol|Do R7

Raphinha jogou contra o Peru pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2026 e deve estar na lista de Dorival Júnior Rafael Ribeiro/CBF

O técnico Dorival Júnior e integrantes da comissão técnica da seleção brasileira estão na Europa para observar jogadores antes da próxima convocação. Em pouco mais de duas semanas, o grupo irá passar por quatro países (Espanha, França, Inglaterra e Itália), ver 14 jogos e fazer 8 visitas a clubes para acompanhar os treinamentos.

Quais são esses clubes? E quais brasileiros atuam neles? As respostas podem dar uma ideia dos atletas que o comandante da seleção espera contar para os próximos compromissos do Brasil. Nossa seleção pega a Colômbia, no dia 20 de março, em Brasília, e a Argentina, dia 25, em Buenos Aires, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Leia mais

Real Madrid

O time espanhol tem lugar de destaque na agenda da viagem à Europa. Serão dois treinos e dois jogos vistos de perto pela comissão técnica brasileira. Não é para menos. Os madrilenhos contam com Vini Jr., Rodrygo e Endrick, além de Éder Militão, zagueiro frequentemente convocado para a seleção que se recupera de lesão.


Manchester City

Dorival Júnior vai ver dois jogos do Manchester City: a partida contra o Real Madrid, válida pela Champions League, e contra o Newcastle, pelo campeonato inglês. A expectativa é encontrar o time de Pep Guardiola com Ederson no gol e Savinho no ataque. Também pode ser uma oportunidade para conferir o desempenho do recém-chegado Vitor Reis, joia do Palmeiras, nos gramados europeus.


Monaco

Vanderson e Caio Henrique tiveram a oportunidade de mostrar que estão preparados para a seleção brasileira na partida em que o Monaco perdeu para o PSG por 4 a 1 pelo campeonato francês. Uma segunda chance foi o jogo contra o Benfica. Longe dos olhos da torcida, os brasileiros ainda serão acompanhados pela comissão técnica em um treino da equipe francesa.


Lyon

O lateral Abner foi uma das surpresas recentes na seleção brasileira. Agora tem a chance de se firmar no grupo do Dorival Júnior. O goleiro Lucas Perri também vem se destacando nos jogos do Lyon pelo campeonato francês.

PSG

O zagueiro Marquinhos aparece com frequência na lista de convocados da seleção. Beraldo, também da zaga, está em posição oposta, tentando se firmar no grupo após ser convocado para substituir Bremer na Data Fifa de outubro.

Zagueiro Marquinhos é nome frequente no grupo de Dorival Jr. Rafael Ribeiro/CBF

Benfica

Arthur Cabral foi convocado por Tite para substituir Matheus Cunha em uma rodada pelas Eliminatórias da Copa de 2022, mas não teve oportunidades com Dorival Júnior. Por outro lado, seu Benfica jogou contra o Monaco sob os olhares da comissão técnica. Talvez seja a chance que o atleta esperava para mostrar que pode voltar a vestir a amarelinha.

Fiorentina

O lateral-direto Dodô era pouco conhecido por aqui quando foi convocado por Dorival Júnior, no final do ano passado. Agora, ele volta a ser observado, com os membros da seleção brasileira acompanhando um treino e um jogo da Fiorentina.

Tottenham

O atacante Richarlisson participou de poucas partidas nesta temporada e tem sofrido com lesões. Como está sua recuperação? Está preparado para voltar a defender a camisa da seleção? Estas devem ser algumas perguntas que passam pela cabeça de Dorival Júnior, que vai acompanhar um treino do Tottenham.

Brighton

O bom desempenho do atacante João Pedro no campeonato inglês com o pequeno Brighton chamou a atenção. Ele tem uma nova oportunidade para mostrar serviço durante a partida contra o Chelsea. Chance também do zagueiro Igor Julio fazer bonito para o “professor” Dorival, que vai estar na arquibancada.

Newcastle

O meio-campista Bruno Guimarães é uma das lideranças da seleção e parece ser uma aposta fácil para a convocação. Joelinton, por sua vez, já vestiu o uniforme amarelo, mas parece ter poucas chances no atual momento da equipe nacional.

Juventus

O volante Douglas Luiz ainda não conseguiu repetir suas melhores atuações com a camisa do time italiano. Isso não impediu de seu nome ser citado para uma possível transferência para o Manchester City. O zagueiro Bremer, por sua vez, se recupera de cirurgia no joelho

Wolverhampton

A boa fase de Matheus Cunha e João Gomes jogando pelo modesto Wolverhampton fez a torcida aumentar para que os dois estejam na próxima lista de convocados. Dorival Júnior vai assistir ao jogo dos Wolves contra a sensação do momento Liverpool.

Arsenal

Gabriel Martinelli já é dúvida para a convocação, após se machucar em jogo pela Copa da Liga Inglesa. Se conseguir se recuperar, deve ser confirmado para os próximos jogos da seleção brasileira. Gabriel Magalhães deve disputar uma vaga na zaga. Gabriel Jesus corre por fora, com menos chances que outros atletas na sua posição.

Gabriel Martinelli durante treino da seleção brasileira, em Salvador, em novembro de 2024 Rafael Ribeiro/CBF

Liverpool

Com a equipe inglesa voando nesta temporada, o goleiro Alisson volta ainda mais forte para disputar um lugar debaixo das traves no time brasileiro.

Barcelona

Raphinha é, para muitos, o melhor jogador brasileiro do momento. Difícil acreditar que ele irá ficar fora da seleção agora. A comissão técnica vai acompanhar um treino e um jogo do clube catalão, contra o Rayo Vallecano.

Atalanta

Éderson está na mira do Real Madrid, Barcelona, Manchester City, Liverpool e Manchester United. É uma boa pista de que o meio-campista está em plena evolução e que tem chances de brilhar com a amarelinha.

Nottingham Forest

O zagueiro Murillo vive fase iluminada na Inglaterra e seu valor de mercado pode passar de 100 milhões de libras (cerca de R$ 717 milhões), uma marca histórica. Nenhum outro zagueiro na história do futebol conseguiu ultrapassar os nove dígitos em uma negociação anteriormente.

West Ham

A situação de Lucas Paquetá no clube está indefinida, mas o jogador parece ter a confiança da comissão técnica da seleção brasileira. O jovem atacante Luis Guilherme, ex-Palmeiras e que já defendeu a seleção brasileira sub-20, é candidato a ser a surpresa da vez na convocação.

E o Neymar?

Neymar durante o jogo Brasil x Bolívia, no Estádio Mangueirão, Belém (PA), pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2026 Vitor Silva/CBF

O camisa 10 do Santos demonstrou estar em boas condições físicas em suas apresentações no Paulistão 2025. Isso parece ter animado Dorival Júnior, que vê chances de contar com o craque em breve. O técnico afirmou diversas vezes que Neymar é fundamental em seu projeto.

O último compromisso do técnico na Europa será no dia 18. Depois, volta ao Brasil e acompanha partidas daqui. Parte da comissão técnica permanece no velho continente até o dia 23.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.