Por que os uniformes do São Paulo e do Botafogo-SP são tão parecidos?
Embora seja mais antigo, o Botafogo-SP se espelhou no tricolor paulista para criar o uniforme
Futebol|Do R7
O São Paulo estreia no Campeonato Paulista 2025 nesta segunda-feira (20), às 20h (horário de Brasília), enfrentando o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto. O confronto marca o encontro de duas equipes que compartilham uma curiosa semelhança: as cores vermelho, preto e branco, características de ambos os uniformes e brasões.
Fundado em 12 de outubro de 1918, o Botafogo-SP nasceu da fusão de três clubes de Ribeirão Preto: União Football Club, Tiberense Football Club e Ideal Football Club. Desde o início, as cores vermelho, preto e branco foram adotadas como parte da identidade do clube. No entanto, a composição do primeiro uniforme era diferente, com uma faixa diagonal preta sobre o fundo branco, semelhante à camisa do Vasco da Gama.
Até meados da década de 1950, a equipe de Ribeirão Preto se espelhou no alvinegro carioca, distante do estilo atual com listras horizontais tricolores.
O São Paulo, por outro lado, foi fundado em 25 de janeiro de 1930 e, desde então, mantém o design icônico do uniforme. Criado para representar a fusão entre o Clube Athletico Paulistano e a Associação Atlética das Palmeiras, o tricolor paulista incorporou o vermelho do Paulistano, o preto da A.A. das Palmeiras e o branco, que simbolizava a união entre os dois. Esse padrão visual, com as listras horizontais, foi mantido ao longo das décadas e se tornou uma das características mais marcantes do clube.
Foi a partir dos anos 1950, no contexto de modernização e profissionalização do futebol do interior paulista, que o Botafogo-SP passou a adotar o padrão de listras horizontais. Inspirado no design do uniforme do São Paulo, o clube reformulou sua identidade visual para se alinhar às tendências da época e reforçar sua presença no cenário esportivo.
Embora seja mais antigo, o Botafogo-SP, portanto, se espelhou no tricolor paulista para criar o uniforme que hoje também é parte de sua tradição. Em todas as competições foram disputados 99 jogos entre as duas equipes, com 53 vitórias do São Paulo, 29 empates e 17 triunfos do Botafogo-SP.
O primeiro jogo entre as duas equipes foi um amistoso em 1938. O placar terminou empatado em 3 a 3. Já a primeira partida oficial aconteceu apenas em 1956. Válida pelo Campeonato Paulista, um novo empate, dessa vez por 1 a 1.
A maior goleada aplicada pelo Botafogo-SP foi por 4 a 1 e ocorreu no dia 11 de agosto de 1965. Não demorou para que o tricolor do Morumbi desse o troco. Apenas dois anos depois, no dia 4 de novembro, o São Paulo venceu por 6 a 0 a equipe de Ribeirão Preto. Esse é o placar mais elástico da história do confronto até hoje.
A partida mais importante entre São Paulo e Botafogo-SP aconteceu no dia 18 de maio de 1977, válida pela final do primeiro turno do Campeonato Paulista daquele ano. O empate por 0 a 0 no Morumbi deu o troféu ao time de Ribeirão Preto, que tinha melhor campanha. No entanto, o triunfo no primeiro turno não foi suficiente para garantir o título ao Botafogo-SP. O campeão paulista de 1977 acabou sendo o Corinthians, vencedor do segundo e terceiro turnos. A taça quebrou um jejum de 23 anos da equipe sem conquistar títulos..
O Botafogo de Ribeirão vem de derrota para o Guarani por 2 a 0 na primeira rodada e busca a reabilitação contra o tricolor paulista.