Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Platini e Blatter são acusados de fraude e podem ser presos na Suíça

Cabe agora ao Tribunal Criminal Federal de Bellinzona validar a acusação e decidir se instaura processo contra os ex-dirigentes

Futebol|

Justiça da Suíça acusa Michel Platini e Joseph Blatter de fraude
Justiça da Suíça acusa Michel Platini e Joseph Blatter de fraude Justiça da Suíça acusa Michel Platini e Joseph Blatter de fraude

O francês Michel Platini, ex-presidente da Uefa, e o suíço Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa, foram acusados na Suíça de diversos crimes, incluindo um de "fraude", no caso do pagamento suspeito que os baniu desde 2015 dos órgãos dirigentes do futebol mundial, anunciou nesta terça-feira (2) o Ministério Público (MP) suíço.

Caberá agora ao Tribunal Criminal Federal de Bellinzona validar a acusação e decidir se instaura um processo contra os dois ex-dirigentes, também acusados de "gestão desleal", "abuso de confiança" e "falsificação de títulos".

Depois de seis anos de investigação, eles foram acusados de "ter acordado ilicitamente um pagamento de 2 milhões de francos suíços da Fifa [2,2 milhões de dólares] a favor de Michel Platini", segundo comunicado do MP.

O francês foi conselheiro de Sepp Blatter entre 1998 e 2002, em seu primeiro mandato na Fifa, de acordo com um contrato escrito, assinado em 1999, que acordava uma remuneração anual de 300.000 francos suíços (328.500 dólares), "faturado pelo sr. Platini e pago integralmente pela Fifa".

Publicidade

Em 2011, "mais de oito anos após o fim da sua atividade de conselheiro", o ex-capitão da seleção francesa "assumiu uma dívida de 2 milhões de francos suíços", paga pela instância de futebol "com o auxílio" de Sepp Blatter e julgada "sem fundamento" pelo MP.

Desde o início das investigações, os dois homens alegam que acordaram verbalmente um salário anual de 1 milhão de francos suíços (1,1 milhão de dólares) para esse trabalho de assessoria, sem que as finanças da Fifa permitissem na época o pagamento a Platini, que foi simplesmente saldado com atraso.

Publicidade

A fraude pode levar a cinco anos de prisão "ou a uma pena pecuniária" na lei suíça.

Aos 47 anos e em forma, Zé Roberto voltará aos gramados

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.