Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Pelé é a capital do Brasil no mundo', diz idealizador de estátua em Santos

Torcedores e população da cidade praiana ainda tentam digerir a morte do Rei do Futebol

Futebol|Do Live Futebol BR

Comerciante Carlos Eduardo Fernandes posa com a estátua de Pelé
Comerciante Carlos Eduardo Fernandes posa com a estátua de Pelé Comerciante Carlos Eduardo Fernandes posa com a estátua de Pelé

Um dos idealizadores da estátua do rei do futebol, localizada no canal 5, em Santos, o comerciante Carlos Eduardo Fernandes resume: “Pelé é a capital do Brasil no mundo. Carregou o nome do nosso país, da nossa cidade. Foi e é tudo para nós”.

Aos 69 anos, e ainda impactado pela morte do atleta do século, Carlinhos relembra: “Juntamos uns empresários e providenciamos a estátua, que custou cerca de R$ 12 mil. Inauguramos quando a mãe dele, dona Celeste, hoje com 100 anos, fez 89. Pelé estava com ela aqui perto e veio participar desse momento com a gente. Foi inesquecível”.

De fibra de vidro, a estátua teve como escultor Hugo Garcia Lucas.

MORTE DO REI: Aos 82 anos, Pelé morre por complicações de câncer de cólon

Publicidade

‘Abriu as portas’

Carlinhos é proprietário da tradicional Padoca à Santista, localizada na mesma esquina da estátua, na divisa entre os bairros Aparecida e Embaré. O local, entre as avenidas Almirante Cochrane e Epitácio Pessoa, é ponto de encontro obrigatório de torcedores do Peixe, jogadores e ex-jogadores.

Publicidade

“Pelé abriu as portas para muita gente. Foi o maior jogador de todos e, aqui em Santos, merece dar nome à avenida da praia, à nova arena que o nosso time terá. Tudo o que tiver nome dele será homenagem mais do que merecida”, comentou.

‘Morre o futebol’

Publicidade

Aos 25 anos, o estudante de direito Yuri Rocha Andrade é enfático: “Morreu Pelé. Morre o futebol”.

Estudante de direito Yuri Rocha Andrade posa com a estátua de Pelé
Estudante de direito Yuri Rocha Andrade posa com a estátua de Pelé Estudante de direito Yuri Rocha Andrade posa com a estátua de Pelé

O rapaz, que nasceu e mora em Santos, torce para o Corinthians e vê Pelé como “absolutamente incomparável”.

“O próprio futebol se define entre antes e depois dele. Não é questão de marca, nem de legado, nem mesmo de conquistas. É mais profundo. Pelé foi a própria revolução em um esporte popular que dá perspectiva de vida a tanta gente. E que, da mesma forma, leva entretenimento e alegria a todos os povos do mundo.”

Por João Pedro Feza, diretamente de Santos

Pelé conviveu com rotina de internações nos últimos anos

" gallery_id="6136747843527fd3e2000924" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/futebol/pele-e-a-capital-do-brasil-no-mundo-diz-idealizador-de-estatua-em-santos-30122022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.