Paulistão

Futebol Paulistão 2022 sorteia grupos nesta terça-feira, com transmissão do R7

Paulistão 2022 sorteia grupos nesta terça-feira, com transmissão do R7

Formato do estadual mais acirrado do país segue o da temporada passada, com cada um dos 16 clubes divididos em quatro chaves

  • Futebol | André Avelar, do R7

Representantes dos 16 clubes estarão presentes no sorteio

Representantes dos 16 clubes estarão presentes no sorteio

Anderson Rodrigues/Divulgação/FPF - 23/5/2021

O Paulistão 2022 começará a tomar forma já nesta terça-feira (9), a partir das 13h30 (de Brasília), com transmissão do R7 e do PlayPlus. A FPF (Federação Paulista de Futebol) sorteará em sua sede, na zona oeste de São Paulo, os quatro grupos dos 16 clubes participantes.

A Record TV transmite o Paulistão com exclusividade na TV aberta.

Assim como na temporada passada, o maior estadual do país terá 12 rodadas na fase inicial, com times enfrentando apenas adversários das outras chaves. Líder e vice-líder dentro do mesmo grupo se enfrentarão em jogo único nas quartas de final — os dois piores da classificação geral serão rebaixados. As semifinais também serão em partidas únicas, com a final em confrontos de ida e volta.

O atual campeão São Paulo estará no pote 1 do sorteio, que contará com dirigentes e jogadores das equipes envolvidas. Vice-campeão, o Palmeiras estará no pote 2, seguido pelo Corinthians no 3 e Santos, o pior entre os cabeças de chave, no 4. Jogadores desses times vão ajudar na distribuição dos confrontos.

Além dos conhecidos como “quatro grandes”, Botafogo, Ferroviária, Grêmio Novorizontino, Guarani, Inter de Limeira, Ituano, Mirassol, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Santo André, São Bento e São Caetano estarão na tradicionalmente acirrada disputa do título. O Troféu do Interior também estará mantido.

A condução do sorteio ficará a cargo da apresentadora Sabrina Sato, da Record TV, e do youtuber Fred, do canal Desimpedidos. Em razão das normas de distanciamento social, apenas cerca de cem pessoas foram convidadas para o evento.

O Paulistão 2022 será a 120ª edição do campeonato mais antigo do país. Do primeiro torneio, em 1902, até 2021, 18 clubes levantaram o cobiçado troféu.

Conheça todos os campeões do estadual mais antigo do Brasil

Últimas