Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Palmeiras volta à Arena Barueri para Dérbi após três derrotas consecutivas no estádio

Verdão, que enfrenta o Corinthians neste sábado (12), vive impasse com o desempenho do time como mandante fora do Allianz Parque

Futebol|Carol Malheiro*, do R7

A Arena Barueri é a segunda casa do Palmeiras quando o time não pode jogar no Allianz Parque Cesar Greco/Palmeiras/25.01.2025

O Palmeiras jogará o terceiro clássico contra o Corinthians na Arena Barueri, neste sábado (12). A partida que ocorreria no Allianz Parque teve de ser realocada por conta dos dois shows de Gilberto Gil, que acontecem no estádio no fim de semana.

Apesar das críticas dos torcedores e do próprio Abel Ferreira à Arena Barueri, o Palmeiras tem um retrospecto positivo contra o Corinthians no estádio. Foram dois jogos, sendo uma vitória para o Palmeiras e um empate. Já no Allianz Parque, a disputa é mais equilibrada, com seis vitórias do Palmeiras em 15 partidas.

Os números do histórico recente de jogos na arena da Grande São Paulo, porém, já não são tão favoráveis. O Palmeiras tem vivido um impasse com o desempenho do time como mandante fora do Allianz Parque e já soma três derrotas consecutivas no estádio. Em 2025, o clube perdeu para o Novorizontino por 2 a 1 na fase de grupos do Paulistão, além das derrotas para o Internacional e o Athletico Paranaense — no Campeonato Brasileiro de 2024 — que também pesaram na conta do clube.

Derrota por 2 a 1 contra o Novorizontino na Arena Barueri Cesar Greco/Palmeiras/25.01.2025

O alviverde joga na Arena Barueri desde 2008, seis anos antes da inauguração do Allianz Parque. Foram 42 jogos, 25 vitórias, oito empates e nove derrotas até então. A partida de estreia da equipe foi uma vitória por 3 a 1 contra o Sertãozinho no Campeonato Paulista de 2008. O aproveitamento do Verdão é de 65,9% na Arena.


Mas o principal fator que motiva as reclamações da torcida palmeirense sobre a Arena Barueri é a distância. O estádio fica há 27 km do Allianz Parque, o que leva a uma média de público no estádio, que tem capacidade para mais de 30 mil pessoas, de apenas 16 mil torcedores.

Em parceria com a Prefeitura de Barueri, a diretoria do clube tem procurado resolver o problema. Para o clássico contra o Corinthians, por exemplo, a empresa de transporte público Benfica disponibilizará uma linha de ônibus circular da estação Jardim Belval, da linha diamante da CPTM, até a Arena Barueri, a cada 30 minutos. O trajeto de pouco mais de 1,5 km antes podia ser feito apenas a pé, levando mais de 20 minutos de caminhada.


Obras de infraestrutura

No ano passado, a presidente Leila Pereira investiu cerca de R$ 50 milhões em obras e melhorias da Arena Barueri. Entre as principais reformas, estão a modernização dos vestiários, da área de imprensa e dos camarotes, a instalação do gramado sintético, a troca das cadeiras na arquibancada e da iluminação, agora, em led.

As obras ainda seguem em andamento, com a conclusão da reforma dos banheiros da torcida, da melhoria dos andares de acesso à arquibancada e da instalação da cobertura de parte do estádio.


Com o vasto calendário de shows no Allianz Parque ao longo do ano — tendo em vista mais duas apresentações de Gilberto Gil no final do mês, e da banda System Of A Down nos dias 10 e 11 de maio —, o Palmeiras terá de transferir mais jogos como mandante para a Arena Barueri, a exemplo de mais um clássico. Desta vez, contra o São Paulo, marcado para 11 de maio.

*Sob supervisão de Camila Juliotti

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.