Futebol Palmeiras: Há 80 anos o Palestra Itália disputava seu último jogo

Palmeiras: Há 80 anos o Palestra Itália disputava seu último jogo

Por conta da política durante a segunda Guerra Mundial (1939-1945), Verdão precisou alterar seu nome de fundação

  • Futebol | Do Live Futebol BR

Há 80 anos o Palestra foi campeão do Campeonato Paulista contra o São Paulo, no Pacaembu

Há 80 anos o Palestra foi campeão do Campeonato Paulista contra o São Paulo, no Pacaembu

SITE OFICIAL DO PALMEIRAS/ACERVO DIVULGAÇÃO

Palmeiras que foi campeão na última quarta-feira (2), pela primeira vez da Recopa Sul-Americana, há 80 anos fazia sua última partida com o nome Palestra Itália em um clássico regional.

O adversário daquele dia 4 de março de 1942 foi a Portuguesa de Desportos. A partida teve caráter amistoso e foi realizado no antigo Parque Antárctica. Os mandantes foram derrotados pela Lusa por 4 a 2.

Aquela equipe do atual Palmeiras entrou em campo com nomes históricos para a memória do torcedor. Casos do goleiro Oberdan Cattani e do meio-campo Waldemar Fiume, que tinha o apelido de "Pai da Bola". Além disso, o duelo contou com a estreia de OG Moreira.

Contudo, por conta da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e da aliança do Brasil contrária a ascensão da Alemanha nazista e da Itália fascista, foram homologadas proibições de nomes que fossem ligados às forças do Eixo e a esses regimes. Por conta disso, o Verdão precisava obrigatoriamente mudar seu nome, até então Palestra Itália, por conta da influência de imigrantes na sua fundação.

Posteriormente, o time se chamou Palestra de São Paulo - já que, conforme explicado no site do clube, “palestra” é uma expressão grega, o que não contrariaria a decisão governamental. Depois, passou a ser chamado de Sociedade Esportiva Palmeiras, um nome que foi escolhido para homenagear a então extinta Associação Atlética Palmeiras, que tinha bom relacionamento com o Palestra e que ajudou o clube em outros momentos desde sua fundação.

No dia 20 de setembro de 1942, fez seu primeiro jogo como Palmeiras no futebol profissional. O duelo foi contra o São Paulo, na partida final do estadual, e o time ganhou por 3 a 1 no estádio do Pacaembu. Esse ano também é lembrado pela a arrancada histórica do Alviverde pelo título do Paulistão.

Conforme publicou o site oficial do clube, os jornais do dia seguinte estamparam a seguinte frase em manchete: “Morreu líder, nasceu campeão!”.

Ficha Técnica do último jogo do Palestra
Palestra Itália 2 x 4 Portuguesa
Local: Palestra Itália, em São Paulo
Data e hora: quarta-feira (04/03/1942), às 20h30
Arbitragem: Amleto Ricciarelli
Gols: Waldemar Fiume e Cabeção (Palestra Itália); Antoninho, Luizinho, Genarino e Arthurzinho (Portuguesa)

Palestra Itália: Oberdan; Junqueira, Begliomini, Oliveira; Og Moreira, Del Nero, Cláudio, Waldemar Fiume e Cabeção; Eduardo Lima e Pipi. Técnico: Armando Del Debbio

Portuguesa: Barqueta; Pepino, Ulisses, Mimi, Jota; Alberto, Genarino, Charuto, Luizinho; Arthurzinho e Antoninho. Técnico: Paschoalino

Confira o retrospecto do Palmeiras como Palestra Itália:
Jogos: 866
Vitórias: 570
Empates: 145
Derrotas: 151
Gols marcados: 2425
Gols sofridos: 1079

Últimas