Palmeiras é surpreendido e perde em casa para o Cuiabá: 2 a 0
Com o resultado, o time paulista abre a chance para o Atlético-MG disparar na liderança do Brasileiro; mato-grossenses deixam o Z4
Futebol|Marcos Rogério Lopes, do R7
O Palmeiras sofreu uma derrota que não estava nos planos nem do mais pessimista torcedor do time. Em casa, em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe foi surpreendida pelo Cuiabá com um gol logo aos 2 minutos do primeiro tempo. Os visitantes ainda ampliaram no final do jogo, com Uillian Correia, aos 48 da etapa final.
Depois do susto inicial, o Palmeiras teve várias oportunidades de gol, todas sem sucesso. O técnico Abel Ferreira completou as cinco substituições logo aos 16 minutos do segundo tempo, mas não adiantou.
Leia também
O 2 a 0 para o Cuiabá deixa o Palmeiras com 32 pontos, ainda na segunda posição (está empatado com o Fortaleza, e fica na frente por ter mais vitórias), mas sem chance de se aproximar do líder Atlético-MG, com 37 - a equipe mineira joga segunda-feira (23) contra o Fluminense, no Rio, e pode ficar oito pontos na frente se superar os cariocas.
O Cuiabá, com a vitória, subiu temporariamente da 16ª (Z4) para a 13ª posição na tabela.
O jogo mal começou e já estava 1 a 0. Lucas Ramon recebeu lançamento na ponta e tocou para trás. O palmeirense Zé Rafael não conseguiu cortar e, da meia-lua, Clayson chutou no lado direito de Weverton para abrir o placar.
A melhor chance do Palmeiras no primeiro tempo ocorreu aos 22 minutos. Raphael Veiga encontrou Dudu na esquerda, ele tocou para Zé Rafael e o meia colocou para dentro. O VAR confirmou a marcação do assistente, que anotou impedimento de Dudu.
Com o resultado negativo em casa, o técnico Abel Ferreira fez quatro alterações no intervalo que melhoraram a equipe, principalmente com as entradas do meia Gustavo Scarpa (saiu Wesley) e o atacante Deyverson, que substituiu Rony.
As tentativas de empate paravam nas mãos do goleiro Walter, do Cuiabá. Como o gol do Palmeiras não saía, logo aos 16 do segundo tempo Abel fez a quinta substituição: tirou Zé Rafael e colocou Willian, jogando o time de vez para a frente.
As oportunidades se sucederam, mas coube ao Cuiabá ampliar nos acréscimentos. O castigo ao Palmeiras ocorreu após Gustavo Scarpa perder a bola no meio de campo e os mato-grossenses saíram no contra-ataque. Clayson atravessou para Uillian Correia, que dominou na área, cortou para dentro e soltou uma bomba para marcar 2 a 0, aos 48 do segundo tempo.
FICHA TÉCNICA
Palmeiras 0 x 2 Cuiabá
Data/hora: 22 de agosto de 2021, às 11h
Local: Allianz Parque, em São Paulo-SP
Árbitro: Anderson Daronco - FIFA/RS
VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima - RS, André da Silva Bitencourt - RS e Sergio Correa da Silva - RJ
Gols: Clayson (2' do 1º tempo) e Uilliam Correia (48' do 2º tempo).
Cartões amarelos: Pepê (Cuiabá) e Deyverson (Palmeiras).
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Piquerez), Luan, Gustavo Gómez e Renan (Gabriel Menino); Danilo, Zé Rafael (Willian) e Raphael Veiga; Dudu, Rony (Deyverson) e Wesley (Gustavo Scarpa). Técnico: Abel Ferreira.
Cuiabá: Walter; Lucas Ramon (Anderson Conceição), Marllon, Paulão e Uendel; Auremir, Rafael Gava (Uillian Correia) e Pepê (Yuri Lima); Cabrera (Camilo), Jenison (Osman) e Clayson. Técnico: Jorginho.
Gabriel Jesus decisivo! Veja os destaques do futebol europeu