Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

‘Paguei preços dolorosos’, diz Ana Paula Oliveira sobre pioneirismo na arbitragem feminina

Em conversa com Cosme Rímoli, ela relembrou momentos marcantes da carreira e as barreiras do machismo no esporte

Futebol|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Ana Paula Oliveira discutiu os desafios de ser uma das pioneiras na arbitragem feminina no Brasil.
  • Ela enfrentou barreiras do machismo e resistência de jornalistas na época.
  • Foi reconhecida como melhor árbitra assistente de São Paulo em 2005, o que trouxe validação e novas dificuldades.
  • Destacou a importância de habilidades técnicas, como capacidade auditiva, concentração e dedicação no esporte.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A ex-assistente de arbitragem e comentarista esportiva Ana Paula Oliveira discutiu, em entrevista exibida no programa Elas Com a Bola desta terça-feira (14), os desafios enfrentados por ser uma das pioneiras na arbitragem feminina no Brasil.

Em conversa com Cosme Rímoli, ela relembrou momentos marcantes da carreira e as barreiras do machismo no esporte e destacou como foi desafiador para muitos jornalistas da época aceitar uma mulher em um papel tradicionalmente masculino.


Ana Paula Oliveira contou os desafios de ser uma das pioneiras na arbitragem feminina Reprodução/Record News

“Paguei preços dolorosos, sim. Agora, o último preço que eu paguei foi o término do meu casamento, mas eu acredito que, assim, ser pioneiro te dá a oportunidade de crescer como profissional, como ser humano, porque você sabe o preço e o quanto custa desbravar”, conta.

Ana Paula mencionou que o reconhecimento como melhor árbitra assistente de São Paulo em 2005 trouxe validação e dificuldades devido à resistência encontrada nos bastidores do futebol. “Minha vida mudou, para o bem e para o mal. Para o bem, porque você tem a confirmação da sua qualidade técnica, [...] mas, por outro lado, aumentou a dificuldade, que eu falava assim: ‘Nossa, você já disputava com eles, agora a briga vai ser maior’”, disse.


A ex-árbitra também falou sobre suas habilidades técnicas desenvolvidas ao longo dos anos. Ela explicou que sua capacidade auditiva era importante para identificar impedimentos durante os jogos e ressaltou a importância da concentração e dedicação no esporte.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.