Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

O velho leão Eto´o ainda ruge

Futebol|Do R7

Aos 33 anos, o emblemático atacante camaronês Samuel Eto´o se prepara para disputar sua quarta Copa do Mundo no Brasil, apesar das críticas de José Mourinho, seu técnico no Chelsea, sobre sua suposta idade avançada.

O astro dos 'Leões indomáveis' precisará estar no melhor da sua forma para passar do grupo A, no qual enfrentará a seleção brasileira depois de medir forças com México e Croácia.

Ídolo tanto na África quanto na Europa, Eto´o ganhou inúmeros títulos com seus clubes, com passagens vitoriosas por Barcelona e Inter de Milão, mas não teve o mesmo êxito com a seleção do seu país.

Em 2011, o jogador, então com 30 anos, acabou tomando um rumo inesperado, deixando a Inter para jogar no 'novo rico' Anzhi Makhachkala para se tornar o jogador mais bem pago do mundo, com salário anual de 20,5 milhões de euros.


Em agostos do ano passado, o proprietário do Anzhi, Suleyman Kerimov, mudou drasticamente de estratégia, vendendo todas suas estrelas por não poder mais arcar com a folha de pagamento astronômica.

Foi assim que o camaronês acabou sendo contratado pelo Chelsea, do também bilionário russo Roman Abramovitch, junto com o brasileiro Willian, que finalmente deixou o anonimato para conquistar sua vaga na seleção brasileira que disputará a Copa.


Eto´o não teve o mesmo sucesso, mostrando-se longe da forma ideal. Ele marcou nove gols na Premier League e três na Liga dos Campeões.

O Chelsea apresentou problemas ofensivos nesta temporada, levando Mourinho a criticar seus atacantes, inclusive o camaronês.


Em fevereiro, o português foi flagrado criticando Eto´o em uma conversa privada antes de dar uma entrevista à televisão francesa Canal Plus.

"Tenho um atacante, Eto´o, ele tem 32 anos, talvez 35, quem sabe", havia disparado o português, que alegou depois não saber que estava sendo filmado.

Logo na semana seguinte, o atacante reagiu da melhor forma possível ao balançar as redes na goleada de 4 a 0 no clássico londrino com o Tottenham, imitando um 'velho' que se apoia numa bengala na comemoração.

Ele mostrou que seu talento permanecia intacto ao marcar os três gols da vitória por 3 a 1 sobre o Manchester United.

"Já faz muito tempo que um jogador não anotava três gols contra o United. Com 36 ou 37 anos, não lembrou mais, eu fiz isso. É verdade que não sou mais um novato, não tenho mais direito de fazer certos tipos de declarações", alfinetou.

Na semana passada, quando a temporada do Chelsea já estava encerrada, o camaronês não precisou recorrer a metáforas para rebater as críticas de Mourinho.

"Não é porque um palhaço me chamou de velho que vocês vão acreditar nisso", disparou o jogador na Costa do Marfim, onde apadrinhou um torneio de juniores.

A relação de amor e ódio de 'Mou' com Eto´o começou em 2010, quando o atacante foi fundamental na conquista da 'tríplice coroa' da Inter (Campeonato Italiano, Copa da Itália e Liga dos Campeões).

Eto´o vivia então a melhor fase da sua carreira, depois de também conquistar três títulos com o Barça em 2009.

No entanto, a campanha vitoriosa do time 'nerazzurro' teve um toque de polêmica, já que Mourinho escalou o camaronês como lateral na final da Champions (vitória por 2 a 0 sobre o Bayern de Munique).

Com personalidade forte e ego para lá de inflado, o atacante costuma falar dele mesmo na terceira pessoa, e tratou de lembrar várias vezes recentemente que Eto´o ainda é Eto´o.

Quando é provocado, o 'velho leão' volta a atacar, mostrando a mesma fome de bola que na adolescência, quando chegou a Paris como imigrante ilegal antes de integrar as categorias de base do Real Madrid.

Eto´o estreou com a seleção camaronesa um dia antes do seu aniversário de 16 anos, na goleada de 5 a 0 sobre Costa Rica, em 1997.

Desde então, marcou 55 gols em 116 partidas com os 'Leões indomáveis'. Em 1998, foi o mais jovem participante da Copa do Mundo disputada na França. Ele também participou das campanhas de 2002 e 2010, quando a seleção camaronesa foi eliminada na primeira fase. Em sete jogos de Copa do Mundo, marcou três gols.

Na última edição, em 2010, os 'Leões indomáveis' deram vexame ao perder suas três partidas, em campanha marcada por tensões internas entre Eto´o e o zagueiro Rigobert Song, que dividiram o vestiário em dois clãs rivais.

Em setembro de 2013, ele chegou a anunciar sua aposentadoria da seleção, mas acabou voltando atrás um mês depois.

"Já mostrei que o 'velho' é muito melhor que muitos jovens", antes de deixar claro que não via a Copa no Brasil como seu último Mundial, cogitando a possibilidade de atuar na Rússia, em 2018.

"Conheço um jogador que foi para uma Copa com 42 anos", disse o atacante, referindo-se ao seu compatriota Roger Milla, um dois maiores ídolos do futebol de Camarões, que tinha essa idade no Mundial de 1994, nos Estados Unidos.

cd/pgr/chc/lg

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.