Nova bola gera polêmica em Campeonato Alemão após jogadores reclamarem de dor
Atletas da Bundesliga relatam que as boladas estão machucando mais do que o normal
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Uma bola de futebol vem gerando polêmica na Alemanha. Jogadores da Bundesliga reclamaram que o novo modelo da temporada 2026/27, produzido pela Adidas, causa mais dor que o normal.
A Torfabik (fábrica de gols, em português) começou a ser utilizada recentemente em partidas oficiais da segunda divisão. Times de elite, que estão em pré-temporada, já estão usando o modelo em treinos.
Veja Também
A principal reclamação dos atletas é sobre a bola ser dura demais. Em entrevista ao jornal Bild, o zagueiro Amos Pieper, do Werder Bremen, comentou que as boladas costumam machucar mais do que o normal.
“A bola nova, às vezes, dói um pouco mais se você não bloquear corretamente. É por isso que você tem que ter cuidado”, disse o jogador, que também destacou que há pontos positivos no material. “Ela te dá uma vantagem. Se você acertar a bola em cheio, ela pode ir para qualquer lugar. Depois que você consegue fazer isso, pode ser muito divertido. Mesmo que leve um tempinho para se acostumar.”
Os goleiros Jan Reichert, do Nuremberg, e Tim Schreiber, do Dresden, que atuam na segunda divisão da Bundesliga, também comentaram a experiência jogando com a nova bola.
“A bola da Adidas é simplesmente mais dura na superfície e, portanto, tem uma característica de voo completamente diferente. Você pode chutar com muito mais força, ela atinge muito mais velocidade”, afirmou Reichert.
“Ela oscila mais agora. Mas, por outro lado, você pode bater na bola por mais tempo. Isso pode ser uma arma. Mas, se você não bater nela corretamente, ela simplesmente vai para fora”, completou Schreiber.
Diante da repercussão, um porta-voz da Adidas se pronunciou, afirmando que a bola passou por testes rigorosos e atende a todos os requisitos da Fifa. Mesmo assim, a empresa irá monitorar os feedbacks e reações dos atletas.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp


















