Palmeiras

Futebol No Maracanã, Santos e Palmeiras têm conquistas inesquecíveis

No Maracanã, Santos e Palmeiras têm conquistas inesquecíveis

Troféu da Libertadores pode ser mais um para clubes paulistas em terras cariocas. Peixe tem oito e Verdão dois títulos ganhos no Rio

Lima, Dorval e Dalmo, autor do gol do título, comemoram no Maracanã

Lima, Dorval e Dalmo, autor do gol do título, comemoram no Maracanã

Estadão Conteúdo - 15.11.1963

Santos e Palmeiras fazem neste sábado (30) o jogo mais importante da temporada para os dois clubes: a grande final da Libertadores, em jogo único no estádio do Maracanã. Muitos torcedores podem pensar que jogar no Rio de Janeiro, longe do clima da torcida, pode prejudicar as equipes de São Paulo. 

A história mostra que essa não é uma realidade. Do lado santista, os torcedores podem ficar tranquilos. O Peixe é o clube não carioca com mais títulos conquistados no Maior do Mundo. Foram oito as vezes que o clube levantou um troféu em terras fluminenses.

Não foram conquistas sem importância, não. O memorável time de Pelé, Pepe e Coutinho foi campeão do mundo em 1963, derrubando o poderoso Milan, da Itália. No primeiro jogo os italianos venceram por 4 a 2. Na volta, no Maracanã, os brasileiros venceram pelo mesmo placar. Na época, era comum ter o jogo desempate, em vez da disputa de pênaltis.

Teve a partida, o Peixe não tinha Calvet, Zito e Pelé, que estavam machucados, mas foi campeão no Rio de Janeiro. Sob o olhar de mais de 120 mil pessoas, venceu por 1 a 0 e levantou a taça.

Além do bi mundial, o Santos venceu os campeonatos brasileiros de 1962, 1964, 1965 e 1968 e o Torneio Rio-São Paulo de 1963, 1964 e 1997. 

Palmeirenses festejam título da Taça Rio de 1951

Palmeirenses festejam título da Taça Rio de 1951

Divulgação Palmeiras - 22.7.1951

Copa Rio de 1951

Mesmo que exista a discussão se a Copa Rio de 1951 equivale a um título Mundial ou não, para o Palmeiras a conquista em cima da super Juventus, da Itália, certamente é uma das mais importantes da história do clube. Adivinha onde foi a partida? Sim, foi no Maracanã. 

Foram dois jogos no Rio de Janeiro. O Verdão venceu o primeiro por 1 a 0, o segundo terminou empatado em 2 a 2 e o time brasileiro foi campeão.

O Alviverde tem outra conquista no estádio mais famoso do mundo, Troféu Gomes Pedrosa de 1967, que equivale a um título Brasileiro. 

Qual será o clube que terá mais uma vez o Maracanã em capítulo de glória de sua história. 

Curta a página do R7 Esportes no Facebook.

Abel e Cuca mudam Palmeiras e Santos, mas só um leva Libertadores

Últimas