Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Neymar, Lucas e Oscar: três talentos brasileiros derrubados pelo corpo e lesões em 2025

Estrela do Santos vai jogar reta final do Brasileirão no sacrifício; craques do São Paulo passam por dificuldades no departamento médico

Futebol|Carol Malheiro*, do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Neymar, Lucas Moura e Oscar voltaram ao Brasil, mas enfrentam lesões que prejudicam suas carreiras em 2025.
  • Neymar teve uma grave lesão no menisco, ficando 126 dias fora e impactando negativamente a performance do Santos no Brasileirão.
  • Lucas Moura esteve ausente em 37 dos 64 jogos do São Paulo, enfrentando 261 dias de lesões em seu retorno ao clube.
  • Oscar pode encerrar a carreira devido a problemas cardíacos e já perdeu 222 dias por lesões nesta temporada.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Neymar, Oscar e Lucas tiveram carreira atrapalhada por lesões Raul Baretta/Santos FC/ Fellipe Lucena / São Paulo FC/Reprodução/@saopaulofc

Talentos geracionais, Neymar, Lucas e Oscar voltaram ao futebol brasileiro cercados de expectativa. Contudo, apesar da habilidade acima da média, os jogadores encontraram no próprio corpo um obstáculo para seguir em alto nível. Em 2025, foram mais de cem dias fora dos gramados por conta de lesões.

Neymar joga no sacrifício para evitar rebaixamento

Na reta final do Brasileirão, quando o Santos mais precisa do camisa 10 para evitar o rebaixamento para a Série B, Neymar, mesmo com uma grave lesão no menisco, que poderia ter o deixado de fora até o fim do ano, optou por jogar as últimas três rodadas.


O jogador foi peça fundamental da vitória do Peixe por 3 a 0 contra o Sport e abriu o placar para o Santos. Apesar disso, ele admitiu em entrevista que a condição física dele, atualmente, é difícil, mas que está liberado para atuar e que isso não vai prejudicar a continuidade da carreira dele.

Quando foi diagnosticado com uma nova lesão, o atacante tinha acabado de voltar aos gramados após ficar 43 dias se recuperando de uma lesão na coxa e perder sete partidas do Peixe no Brasileirão.


Ao todo, foram 126 dias fora dos gramados e 18 partidas perdidas por problemas físicos. Sem Neymar, o Santos tem aproveitamento de apenas 27,4% no Brasileirão, número superior apenas ao do Sport, lanterna do campeonato. Na ausência dele, são nove derrotas, cinco empates e três vitórias.

Leia Mais

O jogador atuou em apenas metade dos jogos do Peixe no campeonato, com um aproveitamento de 45%. A maioria das boas atuações de Neymar foram na Vila Belmiro.


Além de impactar a campanha do Brasileirão, a ausência de Neymar também resultou nas eliminações nas semifinais do Paulistão diante do Corinthians e na terceira fase da Copa do Brasil contra o CRB, na qual ele atuou apenas na segunda partida.

Lucas fica quase 200 dias fora na temporada

Há dois anos, Lucas foi um dos principais jogadores na conquista inédita da Copa do Brasil durante a primeira temporada dele no retorno para o São Paulo. Porém, desde que voltou ao Tricolor, o atacante ficou de fora por 261 dias devido a lesões, só nessa temporada, foram 193.


Fora de 37 dos 64 jogos do São Paulo em 2025, Lucas Moura marcou apenas cinco gols em toda temporada, dois dele foram contra o Corinthians na vitória por 3 a 1 na fase de grupos do Paulistão.

Oscar pode se aposentar no fim de 2025

Desde que apresentou problemas cardíacos durante exames de rotina, Oscar está afastado do campo e cogita, ao lado da família, encerrar a carreira no fim de 2025. Mesmo antes dessa questão de saúde, o meia já estava fora dos gramados devido ao tratamento de uma lesão na panturrilha.

Nesse ano, foram 222 dias fora por conta de problemas físicos. Ausente em 43 jogos na temporada, o meia marcou apenas três gols, mas deu onze assistências. A principal partida dele na temporada também foi a vitória contra o Corinthians na fase de grupos do Paulistão, na qual ele deixou uma assistência e um gol.

Em sete anos no Shanghai Port, na China, Oscar teve apenas duas lesões: a rotura muscular na coxa que o deixou fora por 20 dias e a fratura de um dedo do pé, a qual fez com que ele ficasse ausente por 43 dias.

*Sob supervisão de Camila Juliotti

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.