Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mourinho reencontra vitórias no Tottenham e agora se torna 'rival' do Chelsea

Futebol|

Uma união improvável tem resgatado um treinador e um clube no futebol inglês. Com seu status abalado após um trabalho ruim à frente do Manchester United, José Mourinho assumiu o comando do Tottenham há cerca de um mês e o recolocou entre os primeiros colocados do torneio nacional, além de tê-lo ajudado a avançar às oitavas de final da Liga dos Campeões.

Contratado antes da temporada 2016/2017 pelo Manchester United, Mourinho passou dois anos e meio à frente de um dos clubes mais poderosos do mundo. Mas a falta de competitividade nos torneios mais importantes - Campeonato Inglês e Liga dos Campeões - deixaram para seus críticos a impressão de que o português não estava mais à altura dos principais treinadores do mundo, como Jürgen Klopp e Josep Guardiola.

Por isso, o seu resgate pelo Tottenham surpreendeu. Após quase um ano desempregado, foi o escolhido para suceder o argentino Mauricio Pochettino, demitido pelo começo ruim de temporada, com apenas três vitórias nas 11 primeiras rodadas do Inglês, o que fez a direção até "ignorar" que se tratava do trinador que havia, meses antes, conduzido o clube à sua primeira final da Liga dos Campeões na história.

A escolha por Mourinho foi inusitada, não só porque o treinador tem perdido força na opinião pública, mas por sua relação estreita com o Chelsea. Isso provocou, inclusive, declarações de que jamais comandaria o Tottenham. "Eu não poderia ir (para o Tottenham). Porque eu amo muito os torcedores do Chelsea. Eu sou Chelsea", disse o treinador em 2015, após vencer a final da Copa da Liga Inglesa pelo Chelsea em decisão diante do Tottenham.

Publicidade

Após ser demitido pelo United apenas uma semana antes do Natal do ano passado, Mourinho não assumiu a direção de nenhum outro time durante 11 meses. Com isso, teve um longo tempo para refletir sobre a sua trajetória e para escolher os próximos passos de sua vida profissional, retornando para demonstrar que pode fazer valer o apelido de "The Special One".

Assim, em novembro Mourinho decidiu aceitar a oferta do Tottenham. "Eu estou mais forte. E quando digo que estou mais forte, é do ponto de vista emocional. Estou relaxado. Estou motivado. Estou pronto", prometeu o treinador durante a sua apresentação. E até agora tem cumprido.

Publicidade

O sucesso tem sido imediato, com cinco vitórias em seis jogos disputados no Campeonato Inglês, desempenho que colocou o time na briga pela quarta vaga distribuída pelo torneio na próxima Liga dos Campeões, competição em que o clube está garantido nas oitavas de final e terá pela frente o RB Leipzig.

Mourinho, assim, se tornou um adversário do clube que mais marcou a sua carreira de treinador: o Chelsea. O treinador teve duas passagens pelo time, de 2004 a 2007 e de 2012 a 2015, tendo sido três vezes campeão inglês. Mas agora é adversário da equipe e de um dos expoentes da sua passagem por Stamford Bridge, o agora técnico Frank Lampard, que defendeu o clube entre 2001 e 2014.

Publicidade

Com o Chelsea em baixa nesse momento da temporada, a distância entre os clubes está em apenas três pontos, com o Tottenham atrás, na quinta posição. E essas posições poderão ser alteradas no domingo, quando os times vão se enfrentar a partir das 13h30 (horário de Brasília), no novo estádio do time de Mourinho.

O português, porém, tentará evitar o que aconteceu na partida em que reencontrou um time que dirigiu anteriormente nesse início de passagem pelo Tottenham. Afinal, sua única derrota no Inglês à frente do clube foi para o Manchester United, outro time na briga pelo quarto lugar - é o sexto - de um campeonato dominado pelo Liverpool e que neste momento tem Leicester City e Manchester City na briga pela vice-liderança. "Nós não podemos ganhar a Premier League nesta temporada, mas nós podemos ganhá-la na próxima", previu Mourinho.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.