Momento histórico na África inspira terceiro uniforme do Santos
Camisa faz alusão ao famoso episódio no qual o time de Pelé parou uma guerra na Nigéria em partida amistosa numa zona de conflito
Futebol|Do Live Futebol BR

O Santos apresentou nesta quarta-feira (14) um terceiro uniforme criado para relembrar o famoso episódio em que o time de Pelé paralisou uma guerra civil em curso na África.
Integrante da campanha Nations 2022, da fabricante Umbro, a camisa faz alusão à passagem do Peixe pela Nigéria, em 4 de fevereiro de 1969, para amistoso com a seleção do país anfitrião. O jogo ocorreu em uma zona de conflito: a cidade de Benin.
Houve trégua entre governo e opositores para que o estádio lotado pudesse ver Pelé em campo. A partida terminou em 2 a 1 para os brasileiros (gols de Edu e Toninho Guerreiro). A guerra só acabaria quatro anos depois com derrota dos separatistas que queriam a independência da região de Biafra.
Leia também
O zagueiro santista Eduardo Bauermann, o músico Kyan e a modelo Camilla Badu estrelam a ação para mostrar o figurino ao público.
Em conexão com a cultura africana, os grafismos do uniforme dividem espaço com a frase “Juntos Pela Paz, Juntos Pelo Futebol Alegre” na gola. Na parte de trás, abaixo da gola, está escrito “Nigéria 1969” e “O Dia em que a Guerra Parou”.
‘Mudar o mundo’
“Essa camisa é uma referência direta à grandiosa história do nosso clube, um momento que ficou marcado até hoje e confirma como um esporte promove ações que podem mudar o mundo", destaca o presidente Andres Rueda.
A nova camisa estará disponível para compra a partir desta quinta (15) no e-commerce da Umbro Brasil (www.umbro.com.br) e nas lojas físicas e online do Alvinegro Praiano.
A estreia do terceiro uniforme está prevista para a partida contra o Athetico-PR, no dia 27 de setembro, uma terça, às 21h30, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro.
Silvio Lancellotti (1944-2022)
O jornalismo esportivo perdeu nesta terça-feira (13) Silvio Lancellotti. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Paulo desde que sofreu uma parada cardíaca, e não resistiu. Aos 78 anos, ele foi um dos grandes nomes da...
O jornalismo esportivo perdeu nesta terça-feira (13) Silvio Lancellotti. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Paulo desde que sofreu uma parada cardíaca, e não resistiu. Aos 78 anos, ele foi um dos grandes nomes da imprensa brasileira em todos os tempos. Relembre: