Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Miguel Merentiel e Flaco López estrearam com a camisa do Palmeiras

Por questões burocráticas estreias aconteceram somente no jogo desta quinta-feira (21) contra o América-MG

Futebol|Do Live Futebol BR

Miguel Merentiel é o novo camisa 9 do Palmeiras
Miguel Merentiel é o novo camisa 9 do Palmeiras Miguel Merentiel é o novo camisa 9 do Palmeiras

As estreias do uruguaio Miguel Merentiel (novo camisa 9) e do argentino Flaco López (camisa 18) marcam duelo contra o Coelho pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022, com vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o América-MG fora de casa (gol de Scarpa), nesta quinta (21) – jogo, no qual, o time de Abel Ferreira ampliou sua liderança (antes, tinha 33 pontos, contra 31 do Atlético-MG, e agora, fechou a rodada com 36, contra 32 do novo vice-líder Corinthians); isso porque os dois nomes que debutaram eram ansiosamente aguardados pela torcida, mas, por questões burocráticas, só puderam estrear na última rodada.

De acordo com o site oficial do clube, a presença de estreantes estrangeiros no time do Palmeiras é tão antiga quanto a própria história do clube, que, logo em sua própria estreia no futebol – o primeiro jogo da história do Verdão foi no dia em 24 de janeiro de 1915, contra o Savoia de Votorantim (SP) – venceu por 2 a 0 com a presença de dois jogadores que eram nascidos na Itália: Police e Bonato (além de outros oriundos).

Mas, naquela ocasião, eram estreantes da mesma nacionalidade. Depois, alguns outros casos de quase estreias no mesmo jogo aconteceram: Gutiérrez e Martínez, ambos debutaram pelo Palestra Italia em julho de 1934, mas com um jogo de diferença. Mas de qualquer forma, os dois eram uruguaios.

Foi o mesmo caso de 1941, quando os argentinos Pancho e Juárez foram a campo pela primeira vez em fevereiro daquele ano, mas também em dias diferentes. Ainda assim, mesmo que tivessem estreado no mesmo jogo, esse não seria um primeiro caso de estreias de duas nacionalidades estrangeiras na mesma partida.

Publicidade

Só em 2012 o primeiro caso de estreia de duas nacionalidades estrangeiras diferentes na mesma partida, realmente, ficou muito perto de acontecer: foi quando o Palmeiras contratou o zagueiro paraguaio Román, ex-River Plate-ARG, e o argentino Barcos. Ambos estrearam em fevereiro de 2012, mas, Barcos, no jogo do dia 8, e Román mais para o final do mês, no dia 23.

Então, a primeira ocorrência que finalmente registrava um jogo com dois estrangeiros debutando no mesmo duelo foi no dia 30 de julho de 2014, em uma partida contra a Fiorentina-ITA, no Pacaembu, que marcou a estreia do zagueiro uruguaio Victorino e do meia argentino Allione.

Publicidade

Depois de 2014, com Román e Barcos, esta foi a primeira vez em que o fato de estreantes de diferentes nacionalidades se repetiu em um só jogo na história do Palmeiras. Neste meio tempo, porém, por muito pouco não houve outra: foi em 2017, quando o Palmeiras contratou, no início da temporada, o meia venezuelano Alejandro Guerra e o atacante colombiano Miguel Borja. Ambos realizaram seu debute em fevereiro daquele ano, mas em jogos diferentes.

" gallery_id="62dad2fa1df97be41b000123" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/futebol/miguel-merentiel-e-flaco-lopez-estrearam-com-a-camisa-do-palmeiras-22072022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.