Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Melhor rival? Palmeiras já salvou o Corinthians em outros momentos de crise; relembre

Dérbi inédito marca as oitavas de final da Copa do Brasil e pode representar mais uma retomada do Timão

Futebol|Carol Malheiro*, do R7

RESUMO DA NOTÍCIA

  • Corinthians e Palmeiras se enfrentam nas oitavas de final da Copa do Brasil, um confronto inédito.
  • Corinthians enfrenta uma crise interna com dívidas financeiras, enquanto o Palmeiras investe em contratações e briga por títulos.
  • Historicamente, o Corinthians tem um bom retrospecto contra o Palmeiras em momentos de crise.
  • Vitórias em clássicos têm ajudado o Corinthians a reverter temporadas ruins e a manter o rival Palmeiras longe de conquistas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Corinthians em crise tem histórico de vitórias contra o Palmeiras Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Corinthians e Palmeiras se enfrentam em mais um clássico decisivo, nesta quarta-feira (30), de forma inédita pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Este é o primeiro Dérbi paulista na história da competição e marcará um confronto entre dois clubes que vivem momentos bem diferentes.

Enquanto o Corinthians vive uma crise interna com enormes dívidas financeiras, falta de contratações na janela e um desempenho ruim em campo, o Palmeiras segue vivo na briga por todos os torneios da temporada.

Com uma premiação milionária pós-Mundial, o Verdão, que já é o time mais valioso da América Latina, está ativo no mercado e já gastou R$ 80 milhões em uma única contratação (Ramón Sosa, do Nottingham Forest). Esse valor é oito vezes maior do que o Timão gastou com reforços nas duas últimas janelas de transferência.

A única coisa positiva dessa discrepância entre as duas equipes é um retrospecto favorável ao Corinthians: o Timão quase sempre vence o principal rival quando está em crise.


Retrospecto favorável ao Corinthians em Dérbis

Na história do confronto entre Corinthians e Palmeiras, o Timão teve mais vitórias nas décadas de 1940 e 1950, no início dos anos 2000 e na década de 2010, sobretudo no ano de 2017, em que venceu as três partidas que disputou contra o Palmeiras, e foi campeão brasileiro nesse ano. Todas essas datas coincidem com as melhores fases da história do clube, mas não só quando vive grande fase, o Corinthians vence os clássicos.

Em anos recentes, o Timão tem usado o Dérbi para salvar as temporadas ruins e encerrar jejuns. Na final do Paulista deste ano, o Corinthians, que não ganhava um título há seis anos, venceu o campeonato em cima do Palmeiras.


Na reta final do Brasileirão de 2024, quando o Timão brigava para não cair, o time se reergueu após uma vitória contra o maior rival, e engatou sete vitórias consecutivas após o clássico para terminar o campeonato na zona de classificação para a Pré-Libertadores, na sétima posição. Além de diminuir as chances de mais um título nacional do Palmeiras, que brigava na parte de cima da tabela.

Em 2021, ano marcado por eliminações precoces, derrotas vexatórias, trocas de técnicos e reformulação no elenco, a vitória sob o Palmeiras por 2 a 1 no Brasileirão foi um dos pontos mais marcantes da temporada e que representou um início de evolução da equipe e uma arrancada para a zona de classificação para a Libertadores.


*Sob supervisão de Camila Juliotti

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.