Manchester City é banido das duas próximas temporadas na Europa
Isto porque agremiação teria violado regulamentos da Uefa, segundo conclusão de órgão da entidade. Clube irá recorrer da decisão
Futebol|Eugenio Goussinsky, do R7
O excesso de gastos começa a se tornar uma ameaça para o Manchester City, que até o ano passado era o clube com maior poder financeiro do mundo, segundo relatório anual da Soccerex.
Leia mais: Arsenal, City e Chelsea podem fazer proposta para tirar Isco do Real
Quase ao mesmo tempo em que os Citizens perderam o primeiro posto para o Paris Saint-Germain, a equipe inglesa se depara com uma decisão, divulgada nesta sexta-feira (14), que a exclui de competições da Uefa nas duas próximas temporadas.
Isto porque, conforme informa o próprio site da Uefa, o City teria violado regulamentos da entidade, segundo a CFCB (Câmara Adjudicatória do Organismo de Controle Financeiro de Clubes da Uefa).
O órgão, presidido por José da Cunha Rodrigues, considerou que o clube também não contribuiu com as investigações e o notificou sobre a decisão de excluir a participação nas competições da Uefa nas próximas duas temporadas (2020/21 e 2021/22), além de pagar uma multa de € 30 milhões.
A acusação da CFCB é a de que o clube inglês exagerou sua receita de patrocínio em suas contas e nas informações de equilíbrio enviadas à Uefa entre 2012 e 2016. Especialistas, inclusive, acreditam que a agremiação perdeu o primeiro lugar no posto de maior poderio financeiro justamente por causa do crescimento de sua dívida.
A decisão ainda pode ser revertida, já que o clube tem o direito de apelar ao TAS (Tribunal de Arbitragem do Esporte).
Em nota oficial, o Manchester City afirmou estar decepcionado, mas não surpreso com o anúncio de hoje, considerando o julgamento parcial, movido inteiramente pela Uefa. O clube aidantou que vai recorrer da decisão da CFCB.
"Este é um caso iniciado pela Uefa, processado pela Uefa e julgado pela Uefa. Com esse processo prejudicial encerrado, o clube adotará um julgamento imparcial o mais rápido possível e, portanto, em primeira instância, iniciará os procedimentos com o Tribunal de Arbitragem do Esporte na primeira oportunidade."
Amor está no ar! Boleiros mostram lado romântico no Valentine´s Day