Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Luta contra câncer raro de Jairo mobiliza ação por ex- corintiano

Aos 72 anos, ex-goleiro, que passou também por Coritiba, está com tumor raro no rim. Família cria vaquinha virtual para ajudar a custear tratamento

Futebol|Cesar Sacheto, do R7

Jairo foi campeão pelo Corinthians
Jairo foi campeão pelo Corinthians

O ex-goleiro Jairo do Nascimento escreveu o nome na história no futebol brasileiro com passagens marcantes por Corinthians e Coritiba nos anos 1970 e 1980. Torcedores com pelo menos 40 anos de idade se lembram bem das habilidades do jogador que, aos 72 anos, foi diagnosticado com um tipo raro de câncer no rim.

Devido à gravidade da doença descoberta recentemente e aos altos custos dos medicamentos — cerca de R$ 300 por dia —, o filho de Jairo tomou a iniciativa de criar uma campanha na internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para custear o tratamento.

Ídolos do Coritiba se mobilizam

Amigos souberam da situação de Jairo e aderiram à ação. Entre eles, o ex-zagueiro Cláudio Marques, ídolo do Coritiba e companheiro do ex-goleiro em três clubes diferentes. 


"Tive a oportunidade e o prazer de jogar na fase áurea do Coritiba com o Jairo. Lá, não éramos companheiros de clube, mas amigos. Uma amizade muito forte. O grupo de uma forma geral era bem amigo porque, pelas dificuldades financeiras daquela época, se atrasava pagamentos, bichos, etc. Mas, nunca deixamos o clube na mão. Depois, tive o prazer e a honra de interceder na contratação do Jairo pelo Corinthians junto ao Vicente Matheus [presidente do clube à época], porque fui antes para lá. Depois tivemos o prazer de jogar no Náutico", relembrou.

Leia também

Cláudio Marques, de 68 anos, revelou que tem entrado em contato com outros ex-atletas do clube curitibano e repassado os dados da conta bancária aberta em nome do amigo para angariar mais recursos.


"Não importa de onde vem a ajuda. Existe uma ação entre amigos, cada um do seu jeito. Uma ação humanitária para o nosso 'gigante de Ébano'. uma pessoa extraordinária, um atleta de na acepção da palavra e com um caráter enorme. Não poderíamos nos furtar de ajudá-lo em um momento tao complicado da sua vida, no qual uma doença repentina apareceu. Alem desta ação, estamos orando pela sua pronta recuperação. Sabemos que é difícil e que vai ser uma luta árdua", explicou Claudio Maques em entrevista ao R7.

Goleiro foi campeão brasileiro pelo Coritiba
Goleiro foi campeão brasileiro pelo Coritiba

Alex pede auxílio para ex-goleiro


O ex-meia Alex, um dos maiores artilheiros do Coritiba (69 gols em partidas oficiais), postou uma mensagem em suas redes sociais para homenagear e engrossar a campanha pelo ex-goleiro. O mesmo fez o ex-meio-campista Tcheco, que integrou a comissão técnica do time na temporada de 2018.

"Amigos do esporte, vamos reerguer a nossa 'Muralha de Ébano'. Jairo do Nascimento, em seus 72 anos de história, trouxe muitas alegrias para os torcedores do Coritiba, Corinthians, Náutico, Caxias-SC, Fluminense e Seleção Brasileira! O 'Pantera Negra' tem o recorde, até de hoje, de 1131 minutos sem tomar gol", dizia parte do texto postado pelos ex-jogadores no Instagram.

Conta e apoio do ex-clube

O Coritiba lançou a campanha "Defenda o Jairo" nas redes sociais do clube, que divulga o endereço da vaquinha virtual para obter os valores necessários para a compra de remédios.

Carreira vitoriosa

Jairo teve uma carreira de sucesso e conquistou vários títulos. Pelo Corinthians, o ex-goleiro participou da campanha do histórico título estadual de 1977, que tirou o clube alvinegro de um jejum que durava 23 anos. O jogador também foi campeão paulista de 1979.

Curta a página do R7 Esportes no Facebook

Pelo Coritiba, camisa que vestiu 410 vezes na carreira, o goleiro fez parte do elenco na maior façanha da história do clube: o título do Campeonato Brasileiro de 1985, conquistado com a vitória sobre o Bangu, no Maracanã. Além disso, Jairo também foi hexacampeão paranaense (1972, 1973, 1974, 1975, 1976 e 1986).

Por meio da assessoria de imprensa, o Corinthians informou que também colocaria uma mensagem de apoio ao ex-jogador nas redes sociais.

Exposição reúne escrituras de estádios paulistas; veja imagens

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.