Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Luiz Henrique revela seu melhor amigo na seleção e cita relação com Ancelotti: ‘Cobra muito’

Em entrevista ao R7, atacante do Zenit também falou sobre as expectativas para Copa e a possibilidade de voltar a atuar no Brasil

Futebol|Carol Malheiro, do R7*

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Luiz Henrique destaca a realização de um sonho ao representar o Brasil na Copa do Mundo, após uma trajetória de sacrifícios e conquistas.
  • O atacante, que se destacou no Botafogo e agora joga no Zenit, foca totalmente no Mundial e descarta transferências no momento.
  • Ele elogia a relação com o técnico Carlo Ancelotti, que combina cobrança com tranquilidade, e destaca o aprendizado ao lado de Neymar.
  • Luiz Henrique mantém uma relação próxima com Douglas Santos, companheiro de Zenit, e vê a Copa como uma oportunidade de grande evolução e visibilidade.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Luiz Henrique é um dos destaques da seleção brasileira Reprodução/Instagram/@luizhenrique_07 - 15.11.2025

A seleção brasileira inicia, em duas semanas, uma das missões mais aguardadas de sua história: voltar a conquistar uma Copa do Mundo após 24 anos de espera. Em 2026, um dos principais nomes do time comandado por Carlo Ancelotti é Luiz Henrique, um dos estreantes brasileiros no Mundial.

O atacante ganhou a primeira oportunidade com a seleção em 2024, quando foi protagonista da campanha histórica do Botafogo nas conquistas da Libertadores e do Campeonato Brasileiro. Hoje, o jogador disputa a titularidade e coleciona uma série de boas atuações pela equipe.


Em entrevista exclusiva ao R7, Luiz Henrique afirmou estar realizando um sonho de criança ao representar o Brasil na maior competição esportiva do mundo.

“Todo menino que começa no futebol imagina um dia vestir a camisa da seleção numa Copa do Mundo, então viver isso é algo muito especial para mim e para a minha família. Eu lembro de tudo que passei até aqui, os momentos difíceis, os sacrifícios, as pessoas que acreditaram em mim. Quero aproveitar cada momento, mas também com muita responsabilidade, porque sei o peso que é representar o Brasil numa competição desse tamanho.”


Fora dos holofotes das principais ligas europeias, Luiz Henrique conquistou o título russo pelo Zenit nesta temporada e afirmou que o clube foi fundamental para que ele fosse convocado para a seleção brasileira. No momento, o jogador descartou uma possível transferência e disse que o foco está 100% no Mundial.

“Hoje, sinceramente, meu foco está 100% na Copa do Mundo e em tudo que envolve esse momento tão importante da minha carreira.”

(Luiz Henrique, atacante da seleção brasileira)

“É uma oportunidade única de representar a seleção brasileira numa competição desse tamanho, então estou totalmente concentrado nisso. Também tenho contrato com o Zenit e estou muito feliz no clube, vivendo uma fase importante da minha carreira e focado nos objetivos que temos pela frente.”


Luiz Henrique ainda falou sobre a relação com Carlo Ancelotti, a briga pela titularidade na seleção brasileira e revelou quem é seu companheiro mais próximo no elenco da Copa do Mundo.

Atacante da seleção brasileira se destacou nos últimos amistosos Rafael Ribeiro/CBF - 31.03.2026

Veja a entrevista na íntegra:

R7 - Como é a sua relação com o Ancelotti e o que mais te agrada no trabalho do treinador?


Luiz Henrique - Minha relação com o professor Ancelotti é muito boa. Desde o começo, ele me passou confiança. Ele conversa bastante com os jogadores e sabe administrar muito bem o grupo. O que mais me agrada é justamente a forma como ele trabalha: cobra bastante, mas ao mesmo tempo te dá tranquilidade para desempenhar o seu melhor futebol. É um treinador muito inteligente, experiente, e tenho aprendido bastante convivendo com ele no dia a dia.

R7 - Você teve uma sequência de boas atuações na seleção brasileira e “encantou” Ancelotti. Você sente que teve um crescimento no futebol mundial depois disso?

Luiz Henrique - Eu acho que amadureci bastante. Quando você joga pela seleção brasileira e consegue ter boas atuações, naturalmente ganha mais confiança e visibilidade. Mas eu procuro manter os pés no chão, trabalhando e evoluindo todos os dias. Sei que no futebol tudo muda muito rápido, então tento focar no processo, em melhorar como jogador e ajudar onde eu estiver, seja no clube ou na seleção.

R7 - Nas últimas convocações, você foi muito utilizado como um 12º jogador. Você se vê ganhando a titularidade da seleção durante a Copa?

Luiz Henrique - Quem veste a camisa da seleção precisa estar preparado para qualquer papel. Claro que todo jogador quer ser titular, e eu também quero, mas o mais importante é estar pronto para ajudar o Brasil. Se for começar jogando, vou dar meu máximo. Se for entrando durante as partidas, também. Em uma Copa do Mundo, o grupo faz muita diferença, e muitas vezes quem entra muda o jogo. O foco é estar preparado e contribuir da melhor maneira.

R7 - Para você, o que significa ter Neymar como companheiro nesta Copa do Mundo? Como vai ser jogar com ele pela primeira vez?

Luiz Henrique - É algo especial. O Neymar sempre foi uma referência para a minha geração, um cara que marcou época na seleção e no futebol mundial. Tenho certeza de que vou aprender muito com ele, porque, além da qualidade técnica, é um jogador muito experiente.

R7 - Com qual companheiro de seleção você tem uma relação mais próxima. Como se sente ao jogar a Copa ao lado desse jogador?

Luiz Henrique - O cara com quem eu tenho uma relação mais próxima é o Douglas Santos. A gente convive diariamente no Zenit, então isso acaba criando uma proximidade dentro e fora de campo. É um jogador experiente, um cara com quem sempre converso. Ele me recebeu muito bem desde que cheguei ao clube e me ajuda bastante, então, na seleção, acaba sendo aquele de quem estou mais próximo. Fomos campeões juntos agora pelo Zenit e será uma honra jogar essa Copa do Mundo com ele.

R7 - O Zenit conquistou mais um Campeonato Russo. Como você avalia essa temporada e o que mais quer conquistar pelo clube?

Luiz Henrique - Avalio como uma temporada muito positiva, tanto coletivamente quanto individualmente. Conquistamos o título do Campeonato Russo, que era um objetivo bem importante para o clube, então estamos bem satisfeitos. Quando eu cheguei ao Zenit, sabia da responsabilidade de disputar títulos e manter um nível alto. Estou feliz com a evolução que tive, mas quero continuar crescendo e conquistando coisas importantes. Meu objetivo é ganhar títulos, deixar meu nome marcado e seguir evoluindo como jogador.

R7 - Os clubes russos ainda estão proibidos de disputar competições como a Champions League. Você sente que isso prejudica tanto a sua visibilidade como a do clube?

Luiz Henrique - Não. O Zenit é um clube muito reconhecido no futebol mundial e, se estou na Copa do Mundo hoje, muito disso é pelo trabalho que eu venho fazendo na equipe, mesmo sem disputar competições como a Champions.

R7 - Qual é a sua principal meta na carreira para esta e a próxima temporada?

Luiz Henrique - Minha principal meta agora é a Copa do Mundo, sem dúvidas. Fazer uma Copa de alto nível e, se Deus quiser, conquistar o hexa para o nosso país. Seria mais uma grande realização e vamos trabalhar muito por esse objetivo.

*Sob supervisão de Camila Juliotti

Search Box

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.