Luisão marca dois e Benfica derrota Tottenham na Inglaterra pela Liga Europa
Futebol|Do R7
O brasileiro Luisão marcou dois gols e foi o destaque da vitória do Benfica sobre o Tottenham (3-1) em Londres, nesta quinta-feira na partida de ida das oitavas de final da Liga Europa, enquanto Juventus e Fiorentina empataram em 1-1 em Turim.
O Benfica abriu o placar com o atacante Rodrigo, um brasileiro naturalizado espanhol, logo aos 29 minutos de jogo. No segundo tempo, o zagueiro Luisão apareceu dentro da área para marcar duas vezes, uma de cabeça e outra aproveitando rebote do goleiro, aos 13 e 39 minutos. O dinamarquês Christian Eriksen diminui para os 'Spurs' de falta, aos 19 da segunda etapa.
Com a vitória, os portugueses abram grande vantagem para decidir a vaga em casa na partida de volta, no Estádio da Luz de Lisboa.
Juventus e Fiorentina também entraram em campo nesta quinta-feira e fizeram um clássico nacional de muita rivalidade na Liga Europa.
Apesar de jogar em casa e ter aberto o placar logos aos 3 minutos de jogo com o chileno Arturo Vidal, a 'Velha Senhora' deixou a Fiorentina empatar com o alemão Mario Gomez, aos 34 do segundo tempo, e terá agora que buscar um resultado positivo na volta, em Florença.
Em outro clássico das oitavas de final da competição continental, o Betis derrotou o mandante Sevilla por 2-0, com gols do brasileiro Léo Batistão, aos 15 do primeiro tempo, e Salvador Sevilla, aos 22 da segunda etapa, obrigando o grande rival da Andaluzia a devolver o placar se quiser ter chances de avançar às quartas de final da Liga Europa.
Já o Lyon colocou um pé na próxima fase ao virar a partida e golear o Viktoria Pilsen por 4-1 na França, enquanto o AZ Alkmaar holandês fez o dever de casa e ganhou do Anzhi Makhachkala russo por 1-0.
Mais cedo, o Valencia derrotou por 3-0 o Ludogorets, na Bulgária, enquanto o Porto recebeu o Napoli e venceu pelo placar mínimo, também pelas partidas de ida das oitavas de final da Liga Europa.
Os espanhóis, que jogaram com 10 jogadores desde os 24 minutos do primeiro tempo, quando o malinense Seydou Keita foi expulso, buscaram uma vitória fora de casa que praticamente garante a equipe nas quartas de final da competição europeia.
O Valencia abriu o placar com Antonio Barragán, aos 5 minutos de jogo, o argentino Fede Cartabia ampliou aos 33 e o suíço Philippe Senderos fechou a conta, aos 14 do segundo tempo.
Keita foi expulso após cometer um pênalti, defendido pelo goleiro brasileiro Diego Alves, numa cobrança do esloveno Roman Bezjak.
O Ludogorets também terminou a partida com um a menos, mas a expulsão do brasileiro Juninho Quixada só aconteceu no fim do encontro, aos 35 da segundo etapa.
Em Portugal, o gol solitário do colombiano Jackson Martínez, aos 12 minutos do segundo tempo, deu a vitória e a pequena vantagem ao Porto.
Martínez marcou com um lindo voleio de esquerda, após uma cobrança de escanteio, sem chances para o goleiro espanhol Pepe Reina.
O FC Basel recebeu na Suíça o Red Bull Salzburg, da Áustria, mas não conseguiu sair do 0-0.
Todas as partidas de volta da Liga Europa serão disputadas na próxima quinta-feira.
- Resultados das partidas de ida das oitavas de final da Liga Europa:
Quinta-feira:
AZ Alkmaar (HOL) - Anzhi Makhachkala (RUS) 1 - 0
Ludogorets (BUL) - Valencia (ESP) 0 - 3
Porto (POR) - Napoli (ITA) 1 - 0
Lyon (FRA) - Viktoria Pilsen (TCH) 4 - 1
Sevilla (ESP) - Betis (ESP) 0 - 2
Tottenham (ING) - Benfica (POR) 1 - 3
FCBasel (SUI) - Salzbourg (AUT) 0 - 0
Juventus (ITA) - Fiorentina (ITA) 1 - 1
bur/dr/am