Luisão, capitão e símbolo de fidelidade do Benfica
Futebol|Do R7
Pilar defensivo e mental de uma equipe em eterna reconstrução, Luisão espera que sua 11ª temporada no Benfica seja finalmente recompensada com um título continental, com uma vitória sobre o Sevilla nesta quarta-feira, na final da Liga Europa.
O zagueiro, de 33 anos, será o jogador mais experiente da final de Turim, com 107 jogos em competições europeias com a camisa vermelha do clube lisboeta, do qual é o capitão.
Com 1,93 m de altura, Luisão - conhecido como "a Girafa" - é o chefão da defesa menos vazada do Campeonato Português, conquistado pelo Benfica nesta temporada com antecedência e no qual o clube sofreu apenas 18 gols em 30 rodadas.
Na Copa da Liga, outra competição já vencida este ano pelos 'Encarnados', os comandados do técnico Jorge Jesus não sofreram um gol sequer em cinco partidas.
Após a eliminação na Liga dos Campeões (com oito gols sofridos), as redes do Benfica só balançaram quatro vezes em oito jogos na Liga Europa.
As duas grandes atuações de Luisão nas semifinais contra a Juventus, incluindo uma cabeçada salvadora em cima da linha que evitou o gol dos italianos em Turim, foram cruciais para levar o Benfica à segunda final consecutiva, após a derrota do ano passado para o Chelsea.
Curiosamente, o brasileiro já havia sido decisivo, mas no ataque, marcando dois gols diante do Tottenham fora de casa, pelas oitavas de final.
No total, Luisão marcou seis gols nesta temporada, enquanto seu parceiro de zaga, o argentino Ezequiel Garay, fez outros oito.
Os dois zagueiros se complementam dentro de campo. A envergadura e noção de posicionamento de Luisão somam-se à velocidade e agressividade de Garay.
Parte de um elenco em constante transformação, em um clube muito ativo na venda e compra de jogadores, apenas Luisão e outros três atletas estavam presentes na conquista do Campeonato Português de 2010. O brasileiro, porém, é o único jogador do elenco que participou da campanha do título nacional de 2005.
Vindo do Cruzeiro em 2003, Luisão tem contrato com o Benfica até 2016, mas já prometeu encerrar a carreira no clube.
O camisa 4 das 'Águias' é um exemplo de fidelidade num clube que possui poucos jogadores portugueses e que não tem condições financeiras de segurar suas estrelas por muito tempo.
Mesmo assim, o Benfica encontrou uma maneira de montar um elenco competitivo neste ano, ajudando a colocar o nome do clube entre os grandes do continente.
Zelando por um bom ambiente no vestiário, Luisão aparece como um dos principais responsáveis pela grande fase do Benfica, gigante do futebol português que se recupera da crise financeira que sofreu nos anos 1990.
tsc/bh/jcp/am/dm