Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Lionel Messi ganha a Bola de Ouro pela oitava vez após temporada mágica e título da Copa

Astro argentino superou Mbappé e Haaland para ganhar o prêmio de melhor jogador da temporada; Vini Jr. ficou na sexta colocação

Futebol|Gabriel Herbelha, do R7


Argentino foi eleito o melhor jogador pela oitava vez
Argentino foi eleito o melhor jogador pela oitava vez

O argentino Lionel Messi foi eleito pela oitava vez o melhor jogador do mundo, na premiação da Bola de Ouro, da revista France Football, celebrada nesta segunda-feira (30), em Paris.

O astro argentino bateu seus principais concorrentes — entre eles Kylian Mbappé, do PSG, e Erling Haaland, do Manchester City — para levar o principal prêmio individual do futebol mundial.

Na temporada 2022/23, Messi marcou 42 gols e 26 assistências e comandou a seleção argentina para um épico tricampeonato na Copa do Mundo do Catar, além de ter conquistado o Campeonato Francês pelo PSG.

Messi celebra após épica vitória contra a França, na final do mundial, no Catar
Messi celebra após épica vitória contra a França, na final do mundial, no Catar

Com o oitavo título, Messi se isola ainda mais como o maior vencedor da história da Bola de Ouro. Na segunda posição está Cristiano Ronaldo, hoje no Al-Nassr, da Arábia Saudita, com cinco conquistas. Empatados com três vitórias, aparecem os lendários ex-jogadores Michael Platini, Johan Cruyff e Marco van Basten.

Publicidade

Em seu discurso após o anúncio do título, Messi fez questão de exaltar o legado de Diego Maradona, ídolo argentino que morreu em 2020 e que completaria 63 anos nesta segunda-feira.

“Hoje queria falar do Diego. Não tem lugar melhor para lhe desejar feliz aniversário aqui perto de tanta gente amando futebol, como ele queria. Onde você estiver, Diego, feliz aniversário. Isso vale também para você”, afirmou.

Publicidade

Pela segunda vez na história da premiação, o calendário europeu (de julho de 2022 a agosto de 2023), foi levado em conta para escolher os ganhadores, em vez do calendário anual (de janeiro a dezembro), como era nos anos anteriores.

Desde junho, Lionel é jogador do Inter Miami, dos Estados Unidos, e logo nos primeiros meses já conquistou a Copa das Ligas, tendo ajudado o clube de David Beckham a conquistar o seu primeiro título da história.

Mais do que isso, ele se tornou o principal rosto do projeto estadunidense de expandir o campeonato local.

Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Atuando na Liga Americana, longe dos holofotes da Liga dos Campeões e do velho continente, esta é provavelmente a última vitória de Messi na cerimônia, que deve abrir espaço para que os “mortais” levem a honraria individual.

O brasileiro Vinícius Jr. ficou na sexta colocação. Na premiação do ano passado, o atacante do Real Madrid e da seleção brasileira ficou em oitavo. Essa é a melhor colocação de um jogador brasileiro desde 2012, quando Neymar ficou em terceiro.

Confira o top 10 da Bola de Ouro masculina:

1º: Lionel Messi (Inter Miami/Argentina)

2º: Erling Haaland (Manchester City/Noruega)

3º: Kylian Mbappé (PSG/França)

4º: Kevin de Bruyne (Manchester City/Bélgica)

5º: Rodri (Manchester City/Espanha)

6º: Vinícius Jr. (Real Madrid/Brasil)

7º: Julián Álvarez (Manchester City/Argentina)

8º: Victor Osimhen (Napoli/Nigéria)

9º: Bernardo Silva (Manchester City/Portugal)

10º: Luka Modric (Real Madrid/Croácia)

Espanhola vence a Bola de Ouro feminina

Bonmatí com o prêmio de melhor jogadora
Bonmatí com o prêmio de melhor jogadora

Aitana Bonmatí, meio-campista espanhola que atua pelo Barcelona, foi eleita a melhor jogadora da temporada. A atleta, de 25 anos, foi o cérebro da equipe que domina o cenário europeu no futebol de clubes. Marcou 18 gols e distribuiu 20 assistências na última temporada.

Em agosto, a atleta já havia sido laureada como a melhor jogadora da Copa do Mundo feminina, pela sua atuação com a seleção espanhola, que se sagrou campeã pela primeira vez.

Em seu discurso, Bonmatí, que foi uma das vozes ativas pela saída de Luis Rubiales, após o beijo forçado em Jenni Hermoso, falou sobre a importância das jogadores terem vozes ativas além das quatro linhas do campo.

"Como modelos de exemplo, temos que ser responsáveis dentro e fora do campo. Nós devemos ser mais que atletas e seguir lutando juntas por um mundo mais justo, igualitário e pacífico", declarou a jogadora, que ganhou o prêmio pela primeira vez.

Veja os vencedores das outras categorias:

Prêmio Yashin (melhor goleiro): Emiliano Martínez – Aston Villa/seleção argentina

Troféu Kopa (melhor jogador sub-21): Jude Bellingham – Real Madrid

Prêmio Sócrates (melhor ação de caridade): Vinícius Jr. – Real Madrid (pelo Instituto Vini Jr., que ajuda crianças carentes na região de São Gonçalo, no Rio de Janeiro)

Clube feminino da temporada: Barcelona

Clube masculino da temporada: Manchester City

Troféu Gerd Müller (artilheiro da temporada): Erling Haaland – Manchester City

Messi vai ganhar R$ 80 milhões sem precisar entrar em campo; veja como ele pode gastar essa bolada

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.