Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Ligas Inglesa e Espanhola confirmam homenagens para Pelé em jogos da rodada; veja outras

Fifa, COI e federações do mundo todo se despediram do eterno Rei do Futebol na última quinta-feira (29)

Futebol|Do R7

Estádio de Wembley se despede de Pelé sem nunca ter recebido um jogo com o Rei do Futebol
Estádio de Wembley se despede de Pelé sem nunca ter recebido um jogo com o Rei do Futebol Estádio de Wembley se despede de Pelé sem nunca ter recebido um jogo com o Rei do Futebol

A morte de Pelé comove o mundo e é motivo de homenagens entre federações e entidades ligadas ao futebol e a outros esportes em todo o planeta. A Premier League anunciou nesta sexta-feira (30) que, como forma de reverenciar o Rei do Futebol, todos os jogos da rodada terão um minuto de aplausos para Pelé antes do início da partida.

Na Inglaterra, o Estádio de Wembley, um dos mais famosos do mundo, ficou iluminado com as cores verde e amarela na noite da quinta-feira. Além da iluminação, uma foto de Pelé com o ex-zagueiro Bobby Moore, após o confronto entre Brasil e Inglaterra na Copa de 1970, estampou a fachada da arena.

"Estamos profundamente tristes ao saber da morte de Pelé, um jogador de futebol extraordinariamente talentoso que transcendeu nosso esporte e inspirou milhões ao longo de sua notável carreira", escreveu a Premier League.

A homenagem segue na linha de tributos e agradecimentos ao eterno camisa 10 da seleção brasileira. Assim como a Liga Inglesa, outras federações prestaram respeito à morte do ídolo.

Publicidade

Em seu site, a Fifa define o Rei do Futebol como "imortal", enquanto o Comitê Olímpico Internacional (COI) classificou a morte de Pelé como "uma perda imensurável". A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), por sua vez, diz que "a estrela do Rei, o primeiro 10" já ilumina nossos céus.

"Eles o chamavam de 'O Rei', e seu rosto é um dos mais reconhecidos no futebol mundial. O homem em questão é, claro, Pelé, que já foi nomeado pela Fifa como o maior jogador do século 20", escreveu a entidade máxima do futebol mundial. Em seu site, a Fifa ainda cita números, recordes e curiosidades sobre Pelé na carreira e em Copas do Mundo.

Publicidade

"Em 1970, Pelé foi nomeado a pessoa mais famosa do planeta, à frente de John Lennon, papa Paulo VI, Paul McCartney, Muhammad Ali, Paul Newman, rainha Elizabeth II, Neil Armstrong, Elvis Presley, Clint Eastwood, Elizabeth Taylor, John Wayne e Barbra Streisand", recorda o texto.

Eleito o Atleta do Século em 1980 por jornalistas das 20 maiores publicações esportivas do mundo, e depois novamente em 1999 por representantes de 200 comitês olímpicos nacionais — mesmo sem nunca ter disputado uma Olimpíada —, Pelé também recebeu homenagem do COI nesta quinta-feira. "Uma perda imensurável. Obrigado por tudo que você fez pelo esporte, Rei Pelé! Descanse em paz", destacou a entidade em uma rede social.

Publicidade

A Conmebol agradeceu ao craque por colocar a América do Sul no topo. "Já ilumina o céu a estrela do Rei, o primeiro 10, o jogador com mais Copas do Mundo. Obrigado por colocar a América do Sul no topo", diz postagem da entidade. "Sentiremos saudades. Sempre brilharás em nossos corações. Glória Eterna ao Rei"

Itália

As homenagens também estão sendo prestadas por federações nacionais de futebol do mundo todo. "Uma dor enorme, hoje o esporte chora muito, porque Pelé era o futebol", afirmou o presidente da Federação Italiana de Futebol, Gabriele Gravina. "Graças a ele, este se tornou o jogo mais praticado e amado do mundo."

Espanha

A LaLiga, que organiza o Campeonato Espanhol, e a Real Federação Espanhola de Futebol também expressaram seu pesar. Assim como a Liga Inglesa, os espanhóis optaram pelo tributo em todas as partidas da rodada.

"Em sinal de respeito, será feito um minuto de silêncio em todas as partidas restantes da 15ª rodada da LaLiga Santander. O futebol profissional junta-se assim às expressões de pesar e luto pela morte de um dos grandes jogadores da história", informou, em nota.

Argentina e Uruguai

A Federação de Futebol Argentina (AFA) e a do Uruguai (AUF) também enviaram condolências. "A AFA, através de seu presidente Claudio Tapia, lamenta o falecimento do lendário futebolista brasileiro Pelé, um dos melhores jogadores da história, e envia um caloroso abraço a seus entes queridos e a todo o Brasil", escreveram os argentinos.

Com uma foto de Pelé nos tempos de jogador, a federação uruguaia publicou uma homenagem para o Rei. "Ante o falecimento de Pelé, lenda do futebol mundial, a AUF saúda com profunda dor a CBF e todo o povo brasileiro neste momento difícil", assinalaram os uruguaios.

Comoção em jogos na França e em Portugal

Na goleada por 6 a 1 do Olympique de Marselha sobre o Toulouse, pelo Campeonato Francês, houve mais espaço para a emoção. Não à toa, o meia-atacante Payet não conseguiu segurar as lágrimas. Antes do duelo no Vélodrome, em Marselha, uma imagem de Pelé foi exibida no telão, enquanto a torcida aplaudia e gritava o nome do eterno camisa 10. Os jogadores de ambos os times, alinhados no meio de campo, também aplaudiram.

Durante o ato, a transmissão televisiva focou no rosto de Payet e mostrou uma lágrima escorrendo por seu rosto. "Nesta noite, inevitavelmente, pensamos no Rei Pelé. Ele foi um jogador que me inspirou enormemente quando eu era jovem", comentou o meia-atacante, de 35 anos, que marcou o quarto gol da vitória do time da casa, o terceiro colocado do Francês.

Pelé também foi homenageado em Lisboa, no estádio José Alvalade, onde o Sporting bateu o Paços de Ferreira por 3 a 0, pelo Campeonato Português. Lá, a torcida também adotou o minuto de aplauso em vez do silêncio, com os jogadores posicionados no meio de um campo no qual o próprio Rei já pisou.

Em 1958, aos 18 anos, ele defendeu o Santos em amistoso com o Sporting, em Alvalade, e marcou o gol do empate por 2 a 2 no placar final.

'O Rei': veja as capas de jornais internacionais sobre a morte de Pelé

" gallery_id="63aed9b91df97b93b7000224" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/futebol/ligas-inglesa-e-espanhola-confirmam-homenagens-para-pele-em-jogos-da-rodada-veja-outras-30122022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.