Você lembra quando foi a última vez que o Corinthians foi eliminado nos grupos da Libertadores?
Timão entra em campo no estádio Diego Armando Maradona nesta quarta-feira, contra o Argentinos Juniors e luta contra eliminação
Libertadores|Do R7
O Corinthians entra em campo nesta quarta-feira (24) contra o Argentinos Juniors, pela Copa Libertadores. Os jogadores comandados por Vanderlei Luxemburgo, no entanto, estarão pressionados para conquistar um resultado positivo para o time, que corre risco de ser eliminado nos grupos da competição. A última vez que o "vexame" aconteceu, foi há 46 anos, em 1977, com o elenco campeão do Paulistão.
Nesta edição de 2023, o Timão é o terceiro colocado do grupo que tem Independiente del Valle e Liverpool, além do próprio Argentinos Juniors. Ao todo, a equipe alvinegra soma três pontos e pode ser matematicamente eliminada antes do fim da fase de grupos, já que a equipe argentina e equatoriana somam 7 e 6 pontos, respectivamente.
· Compartilhe esta notícia pelo Whatsapp
· Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Caso seja derrotado, o time paulista terá apenas as partidas contra o Independiente Del Valle, na quinta rodada, e contra o Liverpool, na sexta rodada, para conquistar seis pontos e sobreviver na competição. Em caso de empate, dependerá do fracasso do Del Valle e, caso vença o clube argentino, terá mais facilidade de avançar para as oitavas de final.
Em 1977, com o elenco que contava com Tobias; Zé Maria, Moisés, Ademir e Wladimir; Ruço, Basílio e Luciano; Vaguinho, Geraldão e Romeu, campeões do Campeonato Paulista do mesmo ano, o pesadelo se tornou realidade. O time não teve sucesso no grupo que tinha Internacional, El Nacional e Deportivo Cuenca.
Na época, apenas o campeão de cada chave avançava. No Equador, o Timão perdeu dois jogos, teve um resultado frustrante no Beira-Rio e, em São Paulo, empatou no segundo jogo contra o Inter.
Antes do fim da primeira fase, o clube paulista não tinha chances de conquistar uma melhor classificação do que o terceiro lugar e foram eliminados de forma precoce.
Depois do "vexame" em 1977, o fato não se repetiu. Mas, caso o time de Vanderlei Luxemburgo não reaja, pode repetir o feito. Se seguirem na competição, os jogadores continuarão a avançar para as oitavas de final, como aconteceu nas libertadores seguintes.
Argentinos Juniors e Corinthians jogam nesta quarta-feira (24), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Diego Armando Maradona, na Argentina. No primeiro jogo contra os argentinos, os alvinegros perderam por 1 a 0, em Itaquera.
Contratação de Luxa é mais um entre diversos erros de Duílio no Corinthians