Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Libertadores e Sul-Americana: do que os times brasileiros precisam para ir às oitavas

Sexta e última rodada da fase de grupos de ambos os torneios promete emoção até o fim; veja os cenários

Futebol|Do R7

taça libertadores, taça sul-americana, troféu Divulgação/

A fase de grupos da Libertadores e da Sul-Americana está na reta final, e os times brasileiros vivem situações bem diferentes na briga por uma vaga nas oitavas. Enquanto alguns já estão com um pé na próxima fase, outros ainda precisam fazer contas — e torcer contra rivais — para seguir vivos nos torneios continentais. Veja, a seguir, do que cada time precisa para avançar às oitavas de final.

Libertadores

Na Libertadores, seis dos sete times do Brasil vão para a sexta e decisiva rodada da fase de grupos precisando de algum resultado para confirmar a vaga na próxima fase ou a liderança de seus respectivos grupos. A única exceção é o Palmeiras, invicto na competição com 100% de aproveitamento e líder da classificação geral com a melhor campanha até aqui.

Leia mais

Botafogo

Atual campeão da Libertadores, o Glorioso é terceiro colocado do Grupo A com nove pontos, mesma pontuação do Estudiantes-ARG, vice-líder da chave. A Universidad de Chile, com 10, lidera. O Carabobo-VEN é o lanterna, com apenas um ponto somado até aqui.

Na sexta rodada, o Botafogo terá confronto direto com a Universidad de Chile, no Nilton Santos, para se garantir na próxima fase, dependendo apenas de si. Para alcançar a liderança do Grupo A, além da vitória contra o time chileno, os comandados de Renato Paiva terão que torcer por um tropeço do Estudiantes diante do Carabobo, que leva vantagem no saldo de gols (4 a 2).


Flamengo

Vice-líder do Grupo C com oito pontos após vitória diante da LDU de Quito na quinta (15), o Flamengo depende apenas de si para se classificar. Quem lidera a chave é o Central Córdoba-ARG, com 11. Atrás do Rubro-Negro vem a própria LDU, com os mesmos oito pontos do time carioca, seguido do Deportivo Táchira-VEN, que ainda não pontuou no torneio.

Na última rodada, uma vitória sobre o Táchira, no Maracanã, coloca o time de Filipe Luís nas oitavas de final. A chance de ser líder existe, mas é improvável. Além de vencer, o Flamengo terá que torcer por uma vitória da LDU sobre o Central Córdoba, contanto que os equatorianos não tirem a diferença de saldo de gols, que hoje é favorável aos cariocas.


São Paulo

O São Paulo tem situação mais confortável. Já classificado e líder do Grupo D, com 11 pontos, basta ao Tricolor vencer ou empatar com o Talleres-ARG, que ocupa a terceira colocação com quatro pontos, no Morumbis, para assegurar a liderança da chave.

Caso seja superado pelo time argentino jogando em casa, o time de Luis Zubeldia terá que secar o Libertad-PAR, vice-líder do grupo com oito pontos, que joga contra o lanterna Alianza Lima-PER (4 pontos).


Fortaleza

Na segunda colocação do Grupo E, com oito pontos, o Fortaleza só depende de si para avançar às oitavas de final da Libertadores. Quem lidera a chave é o Racing-ARG, que tem 10. Logo atrás do Leão do Pici, vem o Atlético Bucaramanga-COL, com seis, seguido do Colo-Colo, do Chile, lanterna com apenas dois pontos somados.

Basta uma vitória ou empate diante do Racing, na última rodada, para os comandados de Juan Pablo Vojvoda se garantirem nas oitavas. Em caso de derrota, a equipe cearense terá que secar o Bucaramanga, que joga contra o Colo-Colo.

Internacional e Bahia

Apenas um ponto separa Internacional (8) e Bahia (7) na tabela de classificação do Grupo F, que são segundo e terceiro colocado da chave, respectivamente. Quem lidera é o Atlético Nacional-COL, com nove pontos. O Nacional-URU é o lanterna, com apenas quatro pontos.

A sexta e última rodada da fase de grupos da Libertadores reserva o embate dos dois brasileiros em jogo que será disputado no Beira-Rio, e já não é mais possível que ambos os clubes do nosso futebol avancem para a próxima fase.

Para o Colorado, um empate diante do adversário o garante nas oitavas de final. Para ficar em primeiro no grupo, o time de Roger Machado teria que não só vencer, como torcer por um tropeço do Atlético Nacional diante do Nacional. Já ao Bahia, de Rogério Ceni, só a vitória interessa.

Sul-Americana

Dos sete brasileiros que disputam a Sul-Americana, seis ainda seguem vivos por uma vaga na próxima fase do torneio. Apenas o Cruzeiro já está eliminado. Enquanto Corinthians, Grêmio, Fluminense e Atlético-MG continuam na briga pela classificação direta às oitavas, Vitória e Vasco lutam por um lugar nos playoffs.

Vitória

Vice-líder do Grupo B com seis pontos, o Vitória só depende de si para garantir um lugar nos playoffs. No entanto, o duelo da última rodada da fase de grupos é contra a Universidad de Quito, líder isolada da chave com 11 pontos, fora de casa. Caso a vitória não venha, os comandados de Thiago Carpini terão que torcer por um empate entre Defensa y Justicia-ARG e Cerro Largo-URU, que somam quatro pontos cada um.

Corinthians

Após vitória magra diante do Racing-URU, fora de casa, o Corinthians segue vivo na Sul-Americana. O Timão chegou a oito pontos no Grupo C e ocupa agora a segunda colocação. Para avançar de forma direta às oitavas, o clube paulista terá que vencer o líder da chave Huracán (11 pontos), na Argentina, tendo que tirar a vantagem que os argentinos tem no saldo de gol.

Caso tropece, o Corinthians terá que secar o América de Cali, terceiro colocado do grupo com sete pontos, que enfrenta o Racing na Colômbia, para pelo menos avançar aos playoffs do torneio.

Grêmio

O Grêmio segue com chances de avançar de forma direta para as oitavas de final da Sul-Americana, mas a missão não é nada fácil. Com nove pontos, o Imortal garantiu ao menos o playoff e é segundo colocado do Grupo D, atrás do Godoy Cruz, líder da chave com 11.

Para ficar com a primeira posição e a vaga direta, os gaúchos terão que vencer o Sportivo Luqueño-PAR na última rodada, além de torcer por uma derrota do Godoy Cruz-ARG contra o Atlético Grau-PER. Em caso de empate dos argentinos, a decisão será no saldo de gols.

Fluminense

Com 10 pontos, o Fluminense tem lugar garantido ao menos nos playoffs e é segundo colocado do Grupo F, atrás apenas do Once Caldas-COL, que lidera com 12. Na última rodada, o Tricolor carioca terá confronto direto com os colombianos, no Maracanã, e pode assegurar o primeiro lugar da chave em caso de vitória.

Vasco

Na última rodada da fase de grupos, o Vasco precisa vencer o Melgar, em São Januário, para garantir uma vaga nos playoffs da Sul-Americana. O Cruz-Maltino tem cinco pontos e ocupa atualmente a terceira colocação, atrás justamente do Melgar, que tem sete. O líder da chave é o Lanús, que soma 11 pontos até aqui e já está nas oitavas de final.

Atlético-MG

Pelo Grupo H, o Atlético-MG terá confronto direto contra o Cienciano, na Arena MRV, e só depende de si para avançar de forma direta às oitavas de final. O Galo é o segundo colocado da chave, com oito pontos até aqui, um a menos que o Cienciano, que lidera com nove. Caso perca, o time do técnico Cuca pode até ficar fora dos playoffs, a depender do resultado do Caracas diante do já eliminado Iquique.

As posições não mudaram após a penúltima rodada. Os mandantes Atlético-MG e Cienciano venceram Caracas e Iquique, respectivamente. O Galo segue em segundo com oito pontos, enquanto os peruanos lideram com nove.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.