Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Libertadores: desprezado no Brasil, Tiago Nunes busca repetir feito histórico e levar LDU à final

Após passagens por Athletico-PR, Corinthians, Ceará e Botafogo, técnico brasileiro se acertou no comando do clube equatoriano

Futebol|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Tiago Nunes, técnico brasileiro, busca levar a LDU à final da Libertadores.
  • A LDU venceu o Palmeiras por 3 a 0 na ida e tem vantagem para o jogo de volta.
  • Comandando a LDU desde junho, Tiago já eliminou Botafogo e São Paulo na competição.
  • Se vencer, Tiago se tornará apenas o segundo brasileiro no século a levar um time estrangeiro à final da Libertadores.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Tiago Nunes assumiu o comando da LDU em junho deste ano Divulgação/LDU

Desprezado no Brasil, Tiago Nunes vive a chance de um feito histórico à frente da LDU. O técnico de 45 anos, natural de Santa Maria (RS), pode se tornar apenas o segundo brasileiro neste século a levar um time estrangeiro à final da Libertadores. A equipe equatoriana dominou o Palmeiras na ida, goleou por 3 a 0 em Quito, e chega ao jogo de volta, nesta quinta-feira (30), com ampla vantagem para confirmar a vaga.

Contratado em junho para comandar a LDU a partir das oitavas, Tiago assumiu o clube com o desafio de dar sequência ao bom desempenho da equipe na competição. Desde então, eliminou Botafogo e São Paulo e conduziu o time a uma semifinal que recoloca seu trabalho como técnico em evidência no futebol continental. Em entrevista após a vitória sobre o Palmeiras, o técnico destacou o respeito ao adversário e o foco para o confronto decisivo.


“Estudamos bastante nosso rival, que é o time mais consistente e competitivo da América do Sul nos últimos anos. Respeitamos o Palmeiras, mas também entendemos nossas fortalezas. Buscamos o resultado desde o início”, afirmou Tiago.

Cauteloso, o treinador não considera a vantagem como garantia de classificação. “É um resultado importante, mas não determinante. Conheço esse tipo de partida e sei o rival que temos. Temos de manter os pés no chão e trabalhar muito para merecer estar na próxima fase”, disse.


Leia mais:

Tiago também comentou a confiança de Abel Ferreira em uma possível virada. “O que disse o treinador do Palmeiras está correto. É uma equipe acostumada a reverter resultados. Sabemos disso e por isso chegamos mais preparados para o segundo jogo”, afirmou.

O técnico constrói uma trajetória de recuperação fora do Brasil. Após passagens por Athletico-PR, Corinthians, Ceará e Botafogo, Tiago buscou novas oportunidades na América do Sul. Dirigiu o Sporting Cristal, do Peru, e a Universidad Católica, do Chile, antes de assumir a LDU.


“Todas as pessoas têm o direito de melhorar com o tempo. Muitas vezes somos rotulados por um trabalho e parece que não há mais espaço para dar a volta por cima. Em vez de me lamentar, fui trabalhar, buscar meu espaço e me qualificar”, declarou após eliminar o São Paulo nas quartas.

O feito que Tiago persegue é raro. O único brasileiro a levar um time estrangeiro à final da Libertadores neste século foi Tuca Ferretti, que comandou o Tigres do México em 2015. Na ocasião, o técnico carioca eliminou o Internacional, mas perdeu o título para o River Plate.


Antes dele, apenas Zezé Moreira, vice pelo Nacional em 1964 e 1969, e Osvaldo Brandão, finalista com o Peñarol em 1970, haviam chegado tão longe fora do país.

Para repetir a história, Tiago Nunes precisa resistir à pressão do Allianz Parque. O Palmeiras, campeão continental em 2020 e 2021, tentará uma das maiores viradas da era recente do torneio. Já a LDU, confiante e descansada após ter o jogo do fim de semana adiado, busca reviver os tempos de glória de 2008, quando conquistou seu único título da Libertadores.

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.