Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Kazu caminha para bater próprio recorde de jogador mais velho do mundo

Atleta japonês chega ao 40º ano como atleta profissional de futebol com contrato renovado com o Atletico Suzuka Club, do Japão

Futebol|Do R7

Kazu passou pelo futebol brasileiro no início de sua carreira Reprodução/Facebook/Kazuyoshi-Miura

Aos 57 anos, Kazuyoshi Miura, ou simplesmente “Kazu”, não para de surpreender. O jogador mais velho em atividade no futebol mundial seguirá nos gramados por mais uma temporada. Ele chega a um marco histórico: 40 anos de carreira profissional.

No Paulistão 2025, por exemplo, Vanderlei, atual goleiro do São Bernardo e que já jogou no Mirassol e no Santos, é o atleta mais velho inscrito na competição. Ele tem 40 anos, o mesmo tempo de gramado de Kazu.

Leia mais

O Atletico Suzuka Club, clube da Japan Football League (JFL) pelo qual Kazu jogou no ano passado, ofereceu um novo contrato para o atacante no último dia 11. A renovação do empréstimo da estrela foi anunciada às 11h11 daquele sábado. Tudo para referenciar o icônico número de camisa do jogador.

Kazu pertence ao Yokohama FC, seu clube de origem na J1 League, e estará no Atletico Suzuka Club por empréstimo até janeiro de 2026.


O atleta completará 58 anos em 26 de fevereiro, daqui a um mês, e pode ampliar ainda mais sua marca histórica.

Trajetória lendária nos gramados

Kazu começou sua carreira na década de 1980, aos 15 anos, de uma forma muito inusitada: no Brasil. Por aqui, ele vestiu a camisa de clubes como Santos, Palmeiras, Coritiba e XV de Jaú.


Coincidentemente, foi em Jaú, no interior do estado de São Paulo, que viveu o japonês Hiroshi Saito, responsável por fundar, no ano passado, o Atletico Suzuka Club, atual clube de Kazu.

Depois de fazer fama no Brasil, a estrela retornou ao Japão para ser um dos pioneiros da J-League, a liga de futebol profissional japonesa, que estava em sua fase inaugural, na década de 1990.


Nos anos seguintes, ainda teve passagens rápidas pela Europa. Uma delas em Gênova, na Itália, onde se tornou o primeiro jogador japonês a atuar na Série A.

Como jogador da seleção japonesa, Kazu foi um dos protagonistas da “era de ouro” que levou o Japão ao cenário internacional. Apesar de não ter disputado uma Copa do Mundo, é considerado um ícone e um dos principais responsáveis pela popularização do futebol no país.

Desafio em 2025

Com a nova temporada se aproximando, todas as atenções estarão voltadas para Kazu. Por meio do clube, o jogador disse no dia da contratação que está entusiasmado com o futuro.

“Quero aproveitar as experiências que acumulei até agora para, junto com todos os fãs e com o apoio da comunidade local, contribuir para revitalizar a região. Estou grato pela oportunidade de jogar aqui por mais um ano e me dedicarei totalmente a obter resultados no campo”, falou.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.