Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Julgamentos de Internacional x Botafogo são marcados pelo STJD

Seis membros das duas delegações podem pegar suspensões e multas após relatos na súmula do jogo

Futebol|Do Live Futebol BR

Botafogo venceu o Internacional por 3 a 2
Botafogo venceu o Internacional por 3 a 2

A confusão na partida entre Internacional e Botafogo, no dia 19 de junho, já tem data para julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD). Na próxima terça-feira, dia 16, a partir às 10h, em sessão da Segunda Comissão Disciplinar, o Colorado defenderá David e Gabriel Mercado, enquanto o Botafogo responderá pelos atletas Lucas Piazon e Philipe Sampaio, além do técnico Luís Castro e do diretor de futebol André Mazzuco. Os casos serão transmitidos ao vivo no site do órgão.

Pela 13ª rodada da Brasileirão, o Botafogo arrancou a vitória de virada sobre o Inter, pelo placar de 3 a 2, em pleno Beira Rio, em duelo marcado por polêmica de arbitragem e atuação heroica do Alvinegro no segundo tempo.

Com dois minutos de jogo, o Glorioso perdeu o zagueiro Philipe Sampaio e o técnico Luís Castro, expulsos após pênalti duvidoso marcado para o Colorado. Já nos acréscimos do segundo tempo, aos 55 minutos, no gol da virada alvinegra, mais uma confusão.

Leia também

A comemoração do Botafogo em frente ao banco de reservas do Inter gerou tumulto, e o atleta Mercado foi expulso por reclamação após o segundo amarelo. Após o apito final de Sávio Pereira Sampaio, começou uma confusão generalizada no gramado - esta foi base para o julgamento que mais pode prejudicar os dois times.


Súmula e artigos denunciados (divulgados pelo STJD)

Philipe Sampaio, zagueiro do Botafogo: “Por impedir uma oportunidade clara de gol com uso de mão na bola”, o jogador alvinegro foi denunciado no artigo 250 §1° I do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) com pena de suspensão prevista de uma a três partidas.


Luís Castro, técnico do Botafogo: “Por ofender a arbitragem gesticulando com os braços e proferir as seguintes palavras “Isso é uma vergonha, é uma vergonha o que vocês estão fazendo, estragaram com o jogo, é vergonhoso”. O treinador foi denunciado por desrespeitar a arbitragem, infração prevista no artigo 258, inciso II do CBJD e corre o risco de suspensão entre uma e seis partidas.

André Mazzuco, diretor de futebol do Botafogo: Consta na súmula que durante o percurso do árbitro principal, na zona mista, o denunciado proferiu as seguintes palavras “O que vocês estão fazendo é uma vergonha, é uma vergonha para o futebol, é um desrespeito ao Botafogo, é uma vergonha, todos vocês”. A conduta do dirigente foi enquadrada no artigo 258, inciso II, que prevê suspensão de 15 a 180 dias a dirigentes.


Lucas Piazon, meia do Botafogo: A súmula narrou que o atleta atingiu com um soco a cabeça de Matheus Cadorini, mas a Procuradoria, através do vídeo, salientou que a conduta foi em legítima defesa após ser agredido. Piazon responderá por conduta contrária à ética ou disciplina prevista no artigo do CBJD, infração prevista no artigo 258 e com pena de suspensão por até seis jogos.

Gabriel Mercado, zagueiro do Internacional: “Por protestar contra as decisões da arbitragem”, o camisa 25 foi denunciado no artigo 258 do CBJD e corre risco de suspensão por até seis partidas.

David, atacante do Internacional: Após o encerramento da partida o camisa 17 do Inter atingiu com um soco na cabeça o adversário Lucas Piazon. A Procuradoria destacou ainda o tumulto causado por David e que gerou generalizado. A Procuradoria denunciou David por agressão no artigo 254-A, parágrafo 1º, inciso I e no tumulto no artigo 257, todos do CBJD. A agressão prevê suspensão de quatro a 12 partidas, enquanto o tumulto pena de dois a 10 jogos de suspensão.

CBF faz lista de 18 jovens com potencial de 'melhor do mundo'; conheça os jogadores

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.