Jovens brilham e Vasco vence o Náutico fora de casa pela Série B
Cruzmaltino se impôs fora de casa e contou com atuação brilhante de dupla formada nas categorias de base
Futebol|Do Live Futebol BR
Na noite desta terça-feira (7), no Arruda, em Pernambuco, em partida válida pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco venceu o Náutico pelo placar de 3 a 2. Os gols do movimentado duelo foram marcados por Figueiredo, Andrey Santos e Nenê, para o Cruzmaltino, e por Thássio e Jean Carlos, a favor do Timbu, que mandou seu jogo no estádio do rival Santa Cruz por conta do estado do gramado dos Aflitos após sequência de fortes chuvas na região.
O duelo começou quente antes mesmo de a bola rolar. A partida teve 15 minutos de atraso por conta da ausência dos uniformes do Timbu, que desceu para o vestiário após o aquecimento e não tinha o novo enxoval para entrar em campo. A demora irritou os jogadores do Cruzmaltino.
Passado o imbróglio, a bola rolou normalmente em Pernambuco, e as duas equipes começaram se estudando, sem correr muitos riscos. O Vasco apostava na criatividade de Nenê e Gabriel Pec, enquanto o Náutico usava a liderança de Jean Carlos para achar os espaços.
A partida apresentava certa dificuldade na criação com a bola no chão, pobre tecnicamente e muito mais física nas disputas de meio-campo. Restou, então, a qualidade individual.
Aos 27 minutos, na primeira finalização da partida, Figueiredo mandou uma bomba em cobrança de falta e acertou o ângulo superior direito do goleiro Lucas Perri, que saltou e não achou a bola. Golaço do Vasco no Arruda, para abrir o placar.
Com espaços contra um Náutico já desorganizado em busca do empate, o Vasco ampliou o marcador. Em tabela espetacular aos 43 minutos, Nenê serviu Andrey Santos com belo passe de letra, e o jovem volante chutou colocado, sem chance para o goleiro, no canto direito. Dois a zero para o Vasco, que parecia não sentir a saída-surpresa do técnico Zé Ricardo e desceu motivado sob os aplausos do interino Emílio Faro.
Tendo a necessidade de se instalar um pouco mais à frente, o Náutico adiantou suas linhas e passou a ceder ainda mais espaços ao Vasco na volta para o segundo tempo. O Cruzmaltino conseguiu explorar bem a situação e quase aumentou a vantagem nos primeiros minutos, com Getúlio, que parou em grande intervenção de Perri.
Aos 14 minutos da segunda etapa, o Vasco ainda teve o terceiro gol anulado. Figueiredo recebeu após desvio de Getúlio e finalizou forte, cruzado, estufando a rede do Náutico. O VAR, no entanto, apontou posição irregular do atacante vascaíno.
Gol lá, gol cá. E dessa vez validado pela arbitragem. Aos 24 minutos, em seu maior momento de pressão, o Náutico diminuiu o placar. Após rebatida dentro da área, a bola sobrou para Thássio, que chutou forte e contou com desvio em Anderson Conceição, que tirou completamente Thiago Rodrigues da jogada.
E o segundo tempo reservava muita movimentação à partida. Sete minutos depois, aos 31, o Vasco conseguiu voltar aos dois gols de vantagem. Em jogada tramada por jovens formados na base, Andrey achou Figueiredo em passe por elevação, o atacante entrou sozinho, driblou o goleiro e rolou para Nenê, que, sem marcação, tocou sutilmente para o fundo do barbante do Timbu.
O Náutico ainda teve tempo de descontar. No último minuto de jogo, aos 52, Victor Ferraz sofreu pênalti de Zé Santos, que foi marcado com auxílio do VAR. Jean Carlos pegou a bola e bateu com categoria no canto direito. No entanto, não havia tempo para esboçar o empate. O placar de 3 a 2 a favor do Vasco foi confirmado ao apito final do árbitro Flávio Rodrigues de Souza.
Próximos jogos
Lutando para se aproximar do G-4 da Série B, o Náutico volta a campo na próxima sexta-feira (10), contra o Sampaio Corrêa, no Castelão, em São Luís (MA). O Vasco, por sua vez, passa a focar o clássico contra o Cruzeiro, no próximo domingo (12), no Maracanã.
FICHA TÉCNICA
Náutico 2 x 3 Vasco
Local: Arruda, Pernambuco
Data e hora: terça-feira (7/6), às 19h (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Auxiliares: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Gustavo Rodrigues de Oliveira (ambos de SP)
Gols: Thássio, 24'/2ºT; e Jean Carlos, 54'/2ºT (Náutico) / Figueiredo, 27'/1ºT; Andrey Santos, 43'/1ºT; e Nenê, 31'/2ºT (Vasco)
Cartões amarelos: Franco, Jean Carlos, Robinho e Victor Ferraz (Náutico) / Edimar, Andrey Santos e Figueiredo (Vasco)
NÁUTICO: Lucas Perri, Victor Ferraz, Wellington, Bruno Bispo e Thássio; Franco (Eduardo Teixeira), Nascimento (Djavan) e Jean Carlos; Ewandro (Amarildo), Léo Passos (Robinho) e Pedro Vitor. Técnico: Roberto Fernandes
VASCO: Thiago Rodrigues; Gabriel Dias (Weverton), Danilo Boza, Anderson Conceição, Edimar; Yuri Lara, Andrey Santos (Matheus Barbosa), Nenê (Isaque); Gabriel Pec (Bruno Nazário), Figueiredo e Getúlio (Zé Santos). Técnico: Emílio Faro
City quer R$ 255 milhões por Gabriel Jesus, que está na mira do Real Madrid