Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Inspiração em Van Dijk, 16 anos e 1,94m de altura: conheça a nova aposta da base do Palmeiras

Após se destacar pelo Ceará, jovem zagueiro deixa amigos e familiares para viver novo desafio na base mais vencedora do Brasil

Futebol|Pietro Otsuka, do R7


Pedro Gilmar quer mostrar que a base palmeirense também revela defensores de alto nível
Pedro Gilmar quer mostrar que a base palmeirense também revela defensores de alto nível

Quanto vale um sonho? Para Pedro Gilmar, de apenas 16 anos, o objetivo de ser jogador de futebol é o que o motiva a deixar família e amigos no Ceará para buscar um novo desafio nas categorias de base do Palmeiras. Apresentado no Verdão, o zagueiro, que se inspira em Virgil van Dijk, não quer ser apenas mais um, e sim "chegar para somar".

A base palmeirense vem chamando atenção nos últimos anos, especialmente com nomes no ataque. Na atual leva, Endrick, Giovanni, Estevão e companhia são os atletas sob o holofote, mas Pedro Gilmar quer mostrar que a Academia também revela defensores do mais alto nível.

"Não estou aqui a passeio, estou aqui para trabalhar, em busca do meu objetivo. Sou um zagueiro veloz, ágil, sei sair jogando, uso as duas pernas, direita e esquerda. E jogo nos dois lados. Tenho facilidade de sair jogando, com a bola longa também. Ataco muito bem a bola no jogo aéreo, tenho boa impulsão e bom cabeceio. Tenho uma boa visão de jogo também. Quero chegar no Palmeiras para somar, ajudar", afirma o jovem zagueiro. 

Um jogador que me inspiro e tenho como ídolo é o Van Dijk%2C um zagueiro que para mim tem muita qualidade%2C eu assisto muito ele jogar%2C tento aprender vendo ele. Sempre que tenho um tempo livre%2C busco aprender assistindo ele jogar

(Pedro Gilmar, zagueiro da base do Palmeiras)

Por conta do incrível 1,94 metro de altura, Gilmar se destacou logo cedo. Aos 13 anos, já jogava com garotos de 15. Aos 15, atuava com meninos de 17 anos. E foi justamente na temporada passada, jogando no sub-17, que o defensor chamou atenção de um gigante do futebol brasileiro. Ainda assim, o zagueiro não esquece das raízes e agradece ao Ceará, clube que lhe deu projeção. 

Publicidade

"Sempre fui determinado, sabia o que eu queria. Sempre fui focado, por isso consegui minha vaga de titular no ano passado. Joguei jogos importantes, consegui mostrar meu futebol. E o Ceará representa muito na minha carreira, clube que me acolheu, me abriu as portas. Estava lá desde 2019, desde os meus 13 anos. Comecei no futsal, chamei atenção pela minha altura. Me levaram para o campo e estou aqui até hoje", relembra. 

"Um futuro melhor para a família"

Família de Pedro Gilmar esteve presente na assinatura do contrato
Família de Pedro Gilmar esteve presente na assinatura do contrato

Como tantos outros meninos que saem de casa em nome de um sonho, Pedro Gilmar tem como principal objetivo dar um futuro melhor a sua família. Quando ele soube do desejo do Palmeiras de contar com seu futebol, o garoto não pensou duas vezes, especialmente pela possibilidade de oferecer um suporte maior aos pais. 

Publicidade

"Fiquei muito feliz, emocionado. Saber que meu sonho está ficando mais perto de se realizar. Jogar em um clube grande e também poder ajudar meus pais dentro de casa, porque não é só meu sonho, é deles também. Me sinto orgulhoso, e creio que eles também têm muito orgulho de mim", afirma o zagueiro. 

Sobre o peso de lidar com a falta dos pais e amigos que deixou em sua terra natal, o jovem zagueiro mostra uma maturidade de veterano. "Acho que é normal a saudade, sentir falta da família, amigos, mas esse é meu sonho. Tenho que correr atrás dele, porque é o sonho dos meus pais também, eles sempre batalharam comigo e por mim", comenta. 

"Não vai ser uma dificuldade pra mim ficar longe dos meus pais para realizar meu sonho, porque quando der tudo certo, estarei de volta com eles", completa.

Desde Jorge Jesus, Flamengo não completou uma temporada com o mesmo treinador

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.