Futebol Indonésia vai demolir estádio de tragédia que deixou 133 mortos

Indonésia vai demolir estádio de tragédia que deixou 133 mortos

Projeto das novas instalações deverá garantir a segurança dos jogadores e dos torcedores; país sediará o mundial Sub-20 em 2023

AFP
  • Futebol | por AFP

Confusão após partida de futebol terminou com mais de 130 pessoas mortas

Confusão após partida de futebol terminou com mais de 130 pessoas mortas

Reuters

O estádio de futebol da Indonésia onde 133 morreram em um grande tumulto no início de outubro será demolido e reconstruído, anunciou o presidente do país.

Quanto ao "estádio Kanjuruhan em Malang, vamos demoli-lo e reconstruí-lo de acordo com as normas da Fifa, com instalações apropriadas que garantam a segurança de jogadores e torcedores", afirmou Joko Widodo após uma reunião com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, que visita Jacarta.

O dirigente da entidade que comanda o futebol mundial se comprometeu a ajudar o futebol indonésio a melhorar a segurança.

"Vamos reformar e transformar o futebol no país", disse Infantino. A Indonésia será a sede do Mundial Sub-20 em 2023.

O balanço da tragédia subiu nesta terça-feira para 133 vítimas, após a morte de um homem de 33 anos que não resistiu aos ferimentos sofridos no dia da tragédia, 1º de outubro.

Mais de 40 crianças morreram na catástrofe, que Infantino descreveu como "um dos dias mais sombrios para o futebol".

Após a derrota de 3 a 2 do Arema FC para o Persebaya Surabaya, duas equipes locais, torcedores do primeiro time invadiram o gramado para criticar os jogadores e dirigentes do clube.

A polícia tentou controlar a multidão com violência, mas as agressões levaram mais torcedores a tentarem fugir pelo gramado.

O uso de gás lacrimogêneo em grande quantidade gerou pânico entre a multidão. As saídas estavam fechadas ou eram muito estreitas, e diversos torcedores morreram asfixiados ou pisoteados.

Seis pessoas, incluindo três policiais, foram indiciadas, e o chefe da polícia regional foi transferido para outra localidade.

Indonésia, Hillsborough e mais: relembre as maiores tragédias da história do futebol

Jogadores e familiares de vítimas de tragédia em partida na Indonésia fazem vigília

Últimas